As notícias e pesquisas sobre a proteção solar nos cabelos aumentam a cada ano. Mesmo assim, o cuidado com a pele continua estando sob os holofotes. E não que isso seja errado, né? Mas como explica médica tricologista Dra. Ana Carina Junqueira Bertin, os danos dos raios de sol aos cabelos são tantos que também é preciso prestar atenção urgente nesse tema. Confira:
Muito se fala de proteção solar para a pele, mas a proteção solar dos cabelos não é muito difundida. Também é preciso proteger os fios contra a exposição do sol?

Sim, é preciso proteger os fios e lembrar de proteger também o couro cabeludo. Com o sol os fios perdem um pouco da cutícula protéica que protege do excesso da luz e da radiação solar. É importantíssimo fazer um filme em volta de cada fio, para que eles não sofram os danos do sol. Os danos causados são semelhantes aos de uma descoloração, de um processo químico descolorante, como luzes.

As pessoas tendem a usar filtro solar no rosto, no corpo, e acabam negligenciando o couro cabeludo. A terceira área mais comum de câncer de pele é o couro cabeludo, justamente pelo fato de que as pessoas esquecem de protegê-lo. Especialmente as pessoas que têm pouco cabelo, rarefação, e que são calvos devem redobrar o cuidado.
Os cabelos podem ficar “queimados”, assim como a pele?

Eles não ficam queimados, mas sim desvitalizados. Se comparar com a pele, é como se fosse retirado o colágeno dela. O fio perde proteína, água, ou seja, hidratação e proteína, massa.
E esses cuidados também são válidos para meses de temperaturas mais baixas ou céu nublado, como outono e inverno?

O que importa não é a temperatura, mas sim o fato de estar nublado ou não. Com o clima nublado não se precisa tanto de proteção para o couro cabeludo. A proteção pode ser reduzida. Em dias de sol forte é preciso proteger o cabelo com filtro 30 e, em um dia de sol mais brando (nublado), com filtro solar 15. Ainda assim, existe irradiação solar mesmo nos dias nublados e o cabelo e o couro cabeludo precisam ser protegidos. Inverno, verão, temperatura: pouco importa. O que vale saber é se tem luz.

Nesse contato, pessoas com cabelos coloridos ou descoloridos, e também escova progressiva, precisam de cuidados em dobro nos fios?
Sim, sem sombra de dúvidas. Que tem química nos cabelos, seja progressiva ou descoloração, tem uma lesão prévia no fio. Se ela se expuser ao sol, vai ter mais lesão ainda. Usar um fator de proteção solar um pouco maior é fundamental e/ou aplicar o produto com maior frequência .