A greve dos caminhoneiros causa 'tragédias anunciadas' à sociedade brasileira. Já estamos vivendo, mas ainda desconhecemos todas as conseqüências dessa paralisação, à economia do país.

Percebemos, claramente, que estamos reféns do sistema de transporte rodoviário, movido a combustível fóssil. Atuante na política, o pré-candidato a deputado distrital, Risomar Carvalho, tem propostas sobre isso.

“Brasília hoje tem 31 regiões administrativas. Precisamos com urgência expandir o Metrô/DF para todas às cidades. Fazer um trabalho de acesso plausível para que não sejamos dependentes de veículos automotores. Em uma cidade de cerca de 3 milhões de habitantes, metade deste número é de carros. Isso já aponta uma grande falha em nosso sistema de locomoção e falta de atenção das autoridades quanto a esse segmento”, aponta Risomar.

A greve dos caminhoneiros, causada pelo preço do óleo diesel, afeta toda a cadeia produtiva agrícola, pecuária, industrial, comercial, de serviços, etc. Afetou a mobilidade e o brasiliense mal pode ir e vir. O gargalo desta paralisação é o combustível proveniente do petróleo, indexado aos valores de mercado, em dólares. Precisamos repensar urgente essa matriz energética monopolista, trocando combustível fóssil por energias limpas.

Ao falar disso Risomar relembra de sua atuação nessa área, por meio de conselhos de planejamento e desenvolvimento urbano, de transporte, e na Administração Regional de Samambaia/DF. 

"Faz tempo que debatemos, estudamos e experimentamos novas fontes de energia. O sol e o vento estão aí, de graça! As políticas públicas devem fomentar e implantar fontes de energia sustentável, no campo e na cidade", diz ele.

Essa discussão leva imediatamente a outra, que é a política de resíduos sólidos. Temos, em Samambaia, o Aterro Sanitário do Distrito Federal, que pode virar outra 'tragédia anunciada', sem a implantação dos ecos-ponto, para coleta de materiais recicláveis. "Além de diversificar as fontes de energia, temos que reduzir a carga do aterro sanitário e gerar renda à população", fala Risomar Carvalho, voltado para o futuro.

:: Sobre Risomar
Risomar Carvalho é brasiliense. Formado em administração e especialista em Políticas Públicas, pela Universidade de Brasília/UnB, ex administrador regional de Samambaia/DF e pré candidato a deputado distrital.

Por:Márcia Oliveira