A filosofia do método Pilates é atingir 100% corpo e 100% mente, como diz o ditado: “mente sã, corpo são”.
Acreditamos que seguindo os conceitos do método como a respiração eficaz, a ativação do centro do corpo, o controle do movimento, a precisão e a fluidez, você terá um corpo novo e mente saudável em pouco tempo. Para isso, é necessário ter atenção a fim de evitar erros na execução, que podem causar lesões rotineiras da prática feita sem o devido cuidado.

Tem se tornado comum doenças como a depressão ter a prática do Pilates como recomendação médica. Nestes casos, o Pilates tira do foco os pensamentos que levam à depressão e trazem o praticante para “o aqui e o agora”, fazendo-o enxergar seu corpo e sua vida como nunca. A nova visão trará um novo foco e novas perspectivas de vida desde o primeiro momento.

Outra indicação médica do Pilates é para o público da melhor idade, que com o avançar dos anos têm uma perda significativa da mobilidade, força, flexibilidade corporal e enfraquecimento do corpo como um todo. O benefício do método para esses casos é poder trabalhar de forma gradativa o fortalecimento muscular, sem colocar em risco as articulações, bem como uma postura adequada para as atividades do cotidiano.

Outro público que também pode se beneficiar do método é o das gestantes, desde o primeiro trimestre até o pós-parto. De início, trabalha-se o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, a respiração para promover uma melhor nutrição para mãe e o feto, o lado postural, a circulação, dentre outros benefícios. Os exercícios são específicos para cada etapa, respeitando as contraindicações, como por exemplo, uma aula de alta intensidade que poderia levar a um aquecimento corporal da mãe e consequentemente uma hipertermia fetal, bem como uma baixa oxigenação do feto. Com a prática do método, a gestante sente seu corpo fortalecido, principalmente internamente, sem dores, menos edemas e uma recuperação mais rápida no pós-parto.

Esses, bem como outros públicos, poderão se beneficiar deste método tão rico em sua diversidade. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre o Pilates no Congresso Mundial de Pilates, que acontecerá em Brasília entre os dias 20 e 22 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Busque um estúdio para uma aula experimental e desfrute do método.

*Fisioterapeuta, diretor e idealizador do Congresso Mundial de Pilates

ASSESSORIA DE IMPRENSA – 1º CONGRESSO MUNDIAL DE PILATES
Proativa Comunicação