O Instituto Campus Party, em parceria com as Voluntárias Cisne Branco-Seccional Brasília e apoio do Comando do 7º Distrito Naval (Com7 º DN), anuncia a inauguração do Laboratório Tecnológico de Acesso Público, Include. A data do lançamento oficial está marcada para o dia 02 de junho, às 10h, na Vila Naval Visconde de Inhaúma, Santa Maria (DF).

O Laboratório visa, por meio de inovações tecnológicas e qualificação para o mercado de trabalho, promover transformação social. Para isso, serão atendidos jovens entre 10 e 18 anos, moradores da ECOVILA Naval, alunos matriculados no Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima, moradores do Gama, Santa Maria, Jardim Ingá, Valparaíso e áreas vizinhas à vila.

A expectativa é receber inicialmente 75 alunos que, nos próximos seis meses, serão capacitados pelos cursos básico e opcional, com metodologia Tron baseada na robótica educativa. Os conteúdos do primeiro módulo abrangem desde programação; eletrônica básica; mecânica; ferramentas; robótica educacional, maker e aplicada; até conhecimento em drones. Já o segundo módulo oferece modelagem 3D; impressão 3D; e noções básicas de aplicativo.

Para a concretização do laboratório, o projeto teve o suporte dos parceiros da ECOVILA Naval Cardiomaster, Euroimmun Brazil e Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR Brasília). Além deles, destaca-se a Organização Não Governamental Programando o Futuro, que doou computadores novos produzidos por recondicionamento na Estação de Metarreciclagem de Valparaíso, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Sobre o Include
Projeto do Instituto Campus Party (ICP), o Include consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia. O objetivo é identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa. O Include nasceu na primeira edição da Campus Party Bahia em outubro do ano passado (2017) e teve sua primeira unidade inaugurada em Canudos.

Informações para a Imprensa
Virta Comunicação Corporativa
Telefone: (11) 3894-2424
imprensa@campus-party.org
Fernanda Arantes – fernanda.arantes@virta.inf.br
Hanna Barros – hanna.barros@virta.inf.br
Joseph Dana- joseph.dana@virta.inf.br
Paulo Moura –paulo.moura@virta.inf.br