Novela das sete da Globo, Deus Salve o Rei chega ao fim na próxima segunda-feira (30) após uma trajetória cheia de problemas. Escrita pelo estreante Daniel Adjafre, a trama enfrentou transtornos antes mesmo de entrar no ar e teve que resolver erros pelo caminho.

Aposta da Globo, que visa cada vez mais o mercado internacional, o folhetim medieval começou a ter problemas antes mesmo da estreia. Inicialmente, Renato Góes interpretaria o rei Afonso, mas ele brigou com o diretor artístico Fabrício Mamberti no início das gravações e foi substituído por Romulo Estrela, que fez seu primeiro protagonista.

Mas os problemas de Deus Salve o Rei antes de entrar no ar não pararam por aí. A dois meses da estreia, um incêndio atingiu os estúdios da Globo onde eram realizadas as gravações da novela e foi feito um mutirão para reconstruir tudo a tempo.

Depois da trama estrear, surgiu outro transtorno: a vilã Catarina, vivida por Bruna Marquezine, foi duramente criticada por sua interpretação robótica. Diante da rejeição, a direção da Globo pediu que Fabrício Mamberti mudasse a forma de atuação da atriz. Após ajustes, Marquezine melhorou seu desempenho no folhetim.

Como se não bastasse a dificuldade em encontrar o tom certo da vilã, a novela ainda teve problema com a mocinha Amália, personagem defendida por Marina Ruy Barbosa. Insossa, a protagonista foi – e continua sendo – criticada, chegando a ganhar o apelido de “sopalia” nas redes sociais.

No percurso, Deus Salve o Rei ainda sofreu intervenção da Globo. Insatisfeita com o texto da novela, a direção de dramaturgia da emissora, liderada por Silvio de Abreu, pediu mudanças na história e escalou o autor Ricardo Linhares para realizar ajustes na trama e supervisionar o titular Adjafre.

Agora, Deus Salve o Rei entregará a faixa das 19h para O Tempo Não Para, novela assinada por Mário Teixeira que contará com personagens congelados e uma passagem de tempo de 132 anos.