Indianos comemoram a independência com grande festa realizada na embaixada em Brasília

Comida típica, danças tradicionais, mantras e muita descontração fizeram parte da  festa indiana que celebrou  os 72 anos de independência hoje, 15 de agosto na capital federal, O Embaixador Ashok Das e esposa, receberam convidados na residência oficial para a grande festa. Entre os convidados estavam muitas autoridades civis e militares. O ministro do turismo do Brasil, Vinicius Lummertz ,discursou e   enfatizou a importância da Ìndia para o Brasil, não só por ser parte do BRICS, mas também por compartilharem de muitos potenciais em comum, entre eles o turismo que segundo o ministro deve ser mais explorado. O embaixador Ashok Das mencionou que não existem barreiras quando o assunto é cultura e informou que artistas brasileiros iriam se apresentar com performances indianas.

Sobre  a apresentação do Mantra:

Um “mantra” é uma expressão oral sagrada, silábica, com palavras ou fonemas, às vezes em Sanskrito.

Raq Rosa dos Ventos, ou Raqueline Rosália Feitosa é uma atriz, cantora e poeta, graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília que expressa mantras na cidade de Brasília. É professora Assistente da Vox Mundi School of the Voice, com sede na Califórnia pelo sistema Yoga da Voz idealizado por Silvia Nakkach em 2009. Foi estudante de Canto Lírico da Escola de Música de Brasília e se apresentou na embaixada para os convidados.

Aspectos culturais e históricos:
Índia é um país com proporções continentais que possui uma média de 3,3 milhões de km². Ele foi uma das mais importantes colônias da Inglaterra desde o século 18, se analisado do ponto de vista econômico.

No ano de 1885 a Índia começou a se mostrar interessada em conseguir sua independência, e intelectuais indianos começaram um movimento nacionalista na região. Porém, esse movimento foi algo sem muita relevância para a história da nação, pois até o fim da Primeira Guerra Mundial ele ainda não havia conseguido nenhuma vitória significativa. Ao fim desta guerra a Inglaterra se viu enfraquecida financeiramente, demonstrando possuir uma grande dificuldade em manter seu extenso império, que havia sido construído no decorrer dos séculos 18 e 19.

Mahatma Gandhi
Um grupo conseguiu se destacar, pois contava com o numeroso número de hindus. O Partido do Congresso possuía um líder chamado Mohand Gandhi, que ficaria conhecido logo depois como “Mahatma” ou “Grande Alma”, adjetivo que ele rejeitava veementemente. Um  advogado que pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos. Ele não era favorável a violência  e acreditava que poderiam conseguir êxito através da desobediência civil, método que ele já havia utilizado contra o Apartheid, na África do Sul, onde viveu durante um bom tempo.

Relatos fotográficos do evento: texto e fotos,fabiana ceyhan
                       Conselheiro Aleksander Shakatulov e amigo









                                                            Atriz Maria Paula


Publicidade - Blog da Malu




© Blog da MaluTodos os direitos reservados.
imagem-logo