A morte do ex-governador Roriz abala a todos brasilienses que o acolheram e que receberam dele em troca muito trabalho e realizações de toda a ordem.

Falar de Roriz é falar da história de Brasília, de sua consolidação como a capital da República.  

Brasília tem dois homens que escreveram a sua história: Juscelino Kubitscheck, que a fundou, e Joaquim Roriz que a consolidou.

É impossível  caminhar por todo o Distrito Federal e não encontrar um lugar que não tenha uma obra sua - da abertura de uma pequena ruela a cidades monumentais.

A construção de nove cidades, a preservação do Plano Piloto com a retirada de invasões, o Metrô, Corumbá IV, os programas pioneiros de atendimento à população carente, tudo isso construiu uma trajetória incomparável na história.

Brasília perde um realizador, um homem com fortes laços com a população mais humilde e que soube ser visionário numa cidade idealizada por outros visionários, e construída por candangos pioneiros, que Roriz tanto se preocupou e abrigou.

Com pesar, decretei luto oficial por três dias, coloquei o Palácio do Buriti à disposição, para se for do desejo da família, seja utilizado para que o povo se despeça dele e lhe preste uma última homenagem .

À Dona Weslian, suas filhas Liliane, Jaqueline e Wesliane, aos netos e aos milhões de brasilienses que sempre tiveram muito apreço e respeito ao ex governador, meus pêsames, minhas orações e as de Marcia para que consigam superar esse momento difícil.

Rodrigo Rollemberg