Resultado de imagem para relicario oficial 15-9O festival no dia 15/9 visa o uso da arte e da cultura como terapias auxiliares para problemas emocionais

O festival Relicário, que acontece no dia 15/9, vai apresentar ao público a proposta de promoção da arte e da cultura como formas de terapia auxiliar de incentivo e valorização à vida. O evento acontecerá no Templo Budista de Brasília e contará com presença e participação de psicólogos, psicanalistas, nutricionistas, educadores físicos e professores. Além de roda de conversa, oficinas e atendimentos individuais sobre a saúde mental acontecerão no espaço. 

O objetivo é ressaltar a importância de pedir ajuda e apresentar possibilidades para pessoas emocionalmente vulneráveis, usando de recursos advindos da arte e da cultura como formas de terapia. Dessa forma, pretende-se incentivar o público a valorizar a vida como uma “relíquia” única e inestimável, sendo o evento, portanto, como um grande “relicário”. 

“Relicário é um objeto para guardar joias, pertences importantes, relíquias. Acreditamos que a vida é o nosso maior bem, nossa maior relíquia. Sendo assim, enquanto Projeto Relicário, nossa proposta é proteger e guardar vidas, valorizando uns aos outros”, explica Victor Nascimento, coordenador-geral da iniciativa.

Com o evento, o projeto encerra o primeiro ciclo de encontros quinzenais, que aconteceram durante dois meses no Parque da Cidade. Neles, a proposta era a mesma do festival, porém com rodas simples de conversa e dinâmicas de grupo. 

A data escolhida está dentro do “Setembro Amarelo”, campanha conscientização e prevenção ao suicídio organizada pelo Centro de Valorização à Vida (CVV) desde 2014. O objetivo é criar diálogo sobre o assunto: conscientizar, comunicar e conectar cada vez mais pessoas, sempre de forma mediada por profissionais da saúde.

O festival será sediado no Templo Shin Budista da Terra Pura, localizado na Asa Sul, com apoio do CVV, que estará presente com atendimentos individuais. Além disso, haverá um espaço especial para crianças – o “Relicarinho” -- e apresentações dos artistas Marcelo Lanna, Banda Marsalla, Poetisa do Cerrado e Orquestra X. A entrada é 1 kg de alimento que será doado para a comunidade do Templo. 

Cronograma

14h – Abertura e início das atividades ao público 

14h – Início dos Atendimentos do CVV – Centro de Valorização à Vida

14h – Momento Zen – com oficinas de relaxamento, meditação e Yoga ao ar livre

15h – Roda de Conversa – “Setembro Amarelo: conectar, comunicar, cuidar"
Convidados: voluntários do Centro de Valorização da Vida, a Psicanalista Clínica Raquel Soares; a Psicóloga Marina Amorim e a Nutricionista Dra. Renata Graziela.

15h – Relicarinho /Programação Infantil – com leiturinhas, contação de histórias, atividades pedagógicas e uma mini roda de conversa. Sob orientação de uma pedagoga e voluntários;

17h – Início da Programação Palco – Agradecimentos e comunicados da Equipe técnica e coordenação

17h30 – Poetiza do Cerrado – declamação de poesias relacionadas à temática;

18h – Pocket Show com Marcelo Lanna – apresentação voz e violão 

19h – Pocket Show com Banda Marsalla – banda autoral com influência punk e hardcore alternativo

20h – Encerramento com a Orquestra Trio de Cordas, formada por músicos independentes 
e o Coral Relicário, com os voluntários do projeto

Apoio

Centro de Valorização da Vida – CVV, Templo Shin Budista Terra Pura

Serviço
Festival Relicário
15/9, 15h-21h
Templo Shin Budista de Brasília
EQS 315/316 Lote 5, Asa Sul
Informações: projetorelicariooficial@gmail.com
Facebook/Instagram: @projetorelicariooficial