OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS), QUE DEVEM SER ALCANÇADOS ATÉ 2030, DEPENDEM DE VOLUNTARIADO E MUITO AMOR
  
A Escola Municipal Rural Cora Coralina é uma instituição da rede pública situada no Setor de Chácaras Paulista, Área Rural do Novo Gama. Ali, pouco mais de 50 alunos de 7 a 15 anos de idade recebem apoio no nível pré-escolar e cursam as primeiras duas séries do Ensino Fundamental.

A Diretora Karla Costa, cuida com afinco da escola, com a ajuda de educadoras tão dedicadas às crianças do setor rural quanto ela, como é o caso da professora Maria do Socorro Aguiar de Almeida.

Apesar dos poucos recursos e da vontade do tamanho do mundo de fazer melhor para aqueles alunos tão carentes, as funcionárias da Escola Cora Coralina abraçam a causa da educação no Brasil e valorizam cada oportunidade que aparece para melhorar as condições de ensino das crianças.

A MALA DO LIVRO

Marco Antonio de Souza Lopes é aluno de graduação da Faculdade UPIS, ativista social nato e, desde 2015, atua como Agente Voluntário do Programa Mala do Livro, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal (GDF).

A Mala do Livro foi um programa criado na década de 90 para facilitar o acesso do leitor ao livro. Basicamente, funciona assim: quem tem, doa; quem não tem, recebe; e quem gosta de ver a alegria nos rostos das pessoas ao lerem uma história, se desdobram para levar os livros de um local a outro. Hoje, a Mala do Livro pode ser encontrada em todo o Distrito Federal, e continua espalhando histórias por aí.

A OPORTUNIDADE

Com o amor pela criançada e pelo local onde vive desde pequeno, Marco Antonio deparou-se com a Escola Rural Cora Coralina e conheceu a professora Socorro, que mostrou as instalações do colégio e encheu-se de alegria ao saber que poderiam receber uma pequena estante da Mala do Livro. 
Na sexta-feira passada, dia 9 de novembro, com o aval da Gerente da Mala do Livro, Maria José Vieira, e a visita da Auxiliar de Atividades Culturais da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Ieda Vanderley Rodrigues, que também é voluntária do programa, os alunos da escola receberam vários livros de presente para darem início a uma relação mais próxima com os livros. A empolgação da criançada era evidente.

"O trabalho é muito gratificante. Algo que, para nós, é tão pequeno, pode significar muito para quem não tem nada", alegra-se Marco ao falar da importância do trabalho da Mala do Livro.

O programa recebe doações e busca os livros onde quer que estejam. Para doar, basta entrar em contato com a Gerência da Mala do Livro - Via N2, Anexo do Teatro Nacional - telefones (61) 3325-2607 e 3325-6265, ou pelo e-mail maladolivro@gmail.com.

O ODS NÚMERO 4 DA UNESCO

A Agenda de 2030 da Unesco depende de ações voluntárias e colaborativas para tornar-se realidade. A Agenda tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e busca a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, que é o maior desafio global e requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Um dos mais importantes objetivos é o de Número 4, que fala da Educação de Qualidade. O ODS 4 diz que devemos “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Histórias como a da Escola Municipal Rural Cora Coralina e dos voluntários do Programa da Mala do Livro mostram que grandes mudanças são feitas de pequenas atitudes. E pequenas atitudes - cá entre nós - estão ao alcance de todos! 
  
Por:Eduarda Sahlit *

Mais sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 em https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4



*Eduarda Sahlit é jornalista e editora responsável pelo site Brasilia in English (www.brasiliainenglish.com.br), que promove a capital brasileira em inglês, de maneira clara e didática, para os estrangeiros que vivem na cidade, no Brasil e no mundo todo. Todas as imagens publicadas nesta coluna são de responsabilidade da autora. Website: www.brasiliainenglish.com.br /Instagram: @brasiliainenglish /
Facebook: brasiliainenglishwelcome / Twitter: @BeBrasilia