A Bélgica é o país europeu que recicla a maior porcentagem de baterias. Segundo um relatório do Eurostat, 71% das baterias na Bélgica foram recolhidas e tratadas em 2016, o que é muito superior à média europeia (44%).

Por trás desse bom resultado, está a associação sem fins lucrativos Bebat, que coleta e recicla baterias e que até melhorou seu recorde ao coletar 3.481 toneladas de baterias usadas, um aumento de 26% em comparação com o ano passado. Este número recorde é explicado pelo sucesso das campanhas educativas de Bebat, como as organizadas em escolas com a banda flamenga K3, oferecendo a oportunidade de ganhar um concerto privado. Além disso, o número de pontos de coleta cresceu para 24.000 em todo o país, o que é uma cobertura geográfica maior do que as máquinas de dinheiro!

A distribuição de sacos e caixas de coleta para as residências também facilitou o sistema. Parcerias com parques de contêineres levaram à coleta de baterias adicionais. Todos os canais de coleta levam à fábrica em Tienen, onde as baterias são quebradas e os componentes são classificados. O aço, o cobalto e o zinco podem ser reutilizados na indústria.

Como existe uma "obrigação de recuperação", a Bebat também atribuiu grande importância à coleta de baterias de carros elétricos ou bicicletas nos últimos cinco anos. O objetivo para os próximos anos é adaptar-se ao fluxo adicional de baterias e manter a eficiência da operação de coleta.

Fonte: https://focusonbelgium.be/en/international/belgium-top-europe-battery-recycling