Romênia: 100 anos de União

– Por Murillo Missaci
O dia 1º de dezembro de 2018 é uma data muito especial para os romenos: Marca o centenário da unificação da Transilvânia, Bucovina e Bessarábia ao Reino da Romênia, ocorrida após a assinatura da Declaração de Alba Iulia. O feriado foi estabelecido em 1990 após a queda do regime comunista, sendo conhecido pelos romenos como Ziua Marii Uniri ou Ziua Naţională. A cada ano são feitas paradas militares em todo o país, sendo as principais na capital, Bucareste, e em Alba Iulia.

A Romênia é um país localizado na península Balcânica, sendo o único país de língua neolatina no Leste da Europa. A Romênia é membro da União Europeia e da OTAN desde 2007, tendo apresentado alto desenvolvimento econômico e social desde a queda da ditadura comunista em 1989. Na Romênia vivem cerca de 20 milhões de habitantes, em sua maioria romenos, além de minorias húngaras, ucranianas, alemãs e ciganas. O seu idioma nacional, o romeno, tem muitas similaridades com os outros idiomas latinos, como italiano, português, espanhol e francês.

A Embaixada da Romênia em Brasília comemorou com amigos e convidados o centenário da Unificação do país num jantar tipicamente romeno, servindo pratos típicos como sarmale (repolho recheado de carne com especiarias) e mici (mistura de carne com especiarias), além dos ótimos vinhos romenos, da bebida nacional țuică (bebida destilada feita de frutas) e ótima música tradicional do país com canções de Lucreția Ciobanu, Sofia Vicoveanca, dentre outros. Após o jantar, foi servido o bolo natalino romeno cozonac.

O Embaixador da Romênia no Brasil, Sr. Ştefan Mera, falou em seu discurso sobre a importância da data para os romenos, além de mencionar as crescentes relações entre o Brasil e a Romênia, que podem ser, segundo ele, ainda mais fortes.
Na Romênia, uma grande parada é realizada em Bucareste nas proximidades da Praça da Constituição (Piața Constituției). O desfile militar inicia após a execução do hino nacional romeno, “Deșteaptă-te, române!“, e após o Presidente deixar uma coroa de flores no Arco do Triunfo de Bucareste.Trăiască România!










Publicidade - Blog da Malu




© Blog da MaluTodos os direitos reservados.
imagem-logo