Artigo: Élton Skartazini

Neste ultimo sábado, 23/02 percorri Samambaia/DF, cidade na qual cheguei antes da sua inauguração, a 25/10/1989, aonde vim morar preparado para me dedicar à arte e comunicação, sendo eu artista plástico e jornalista. Quase trinta anos passados fico extasiado de quanta arte e comunicação encontro nas ruas e nas redes, feita por pessoas que se declaram cada vez mais afeitas à arte, na nossa amada cidade.
E se valer a máxima do Leon Tolstoi, ‘fale de sua aldeia e estará falando do mundo’, penso que coisas assim ocorrem em inúmeros outros lugares. Logo cedo estive no 114º Sarau Complexo, pela implantação do Complexo Cultural Samambaia, que já foi inaugurado, mas hoje, contraditoriamente, está quase em desuso. Mas o sarau continua dando seu recado, com música, teatro, dança e participação comunitária.
Segui por avenidas e quadras, para conferir um ensaio da Paixão do Cristo Negro - 2019, em sua 21ª edição. O exercício teatral elevado com fé nesse projeto e na vida fomenta uma verdadeira escola de teatro em Samambaia/DF. Depois fui num Encontro de ‘Roadie’s’ (fornecedores de equipamentos para eventos artísticos), que querem valorizar a profissão mostrando sua utilidade e talento na construção de espetáculos!

A seguir fui pro Imaginário Cultural encontrar o Nego Edmar preparando a 17ª edição do projeto Músicas que Embelezam a Arte. O lugar é ‘embelezado’ pela arte e o projeto também! Isso tudo me impacta, pois sei o quanto e como estamos envolvidos pela arte! Fico incontidamente a fim de falar da minha aldeia, na melhor maneira de falar do mundo! Precisamos logo fazer funcionar o Complexo Cultural Samambaia!
Skartazini Arte & Comunicação | + 55 (61) 9 9908.4963