Duda Sahlit *


A Embaixada da Índia promove, na próxima quinta-feira, dia 14 de fevereiro de 2019, uma aula de Indian Chai Masala, para ensinar ao vivo e a cores como se prepara um tradicional Chai Indiano.

O evento também marca a 31a Edição do Chá com Letras, um encontro promovido pela Embaixada da Índia que serve de oportunidade para poetas e entusiastas da literatura de todos os cantos do mundo se reunirem para recitar poemas e ler histórias. E, claro, beber chá enquanto jogam conversa ao vento.

Estão todos convidados! 



Sobre o Masala Chai 

Masala chai (em hindi: मसाला चाय, masālā chī; urdu: چاۓ, "chá com especiarias") é uma bebida do subcontinente indiano feita a partir da produção de chá com uma mistura de especiarias e ervas aromáticas indianas. Sozinho, chai significa apenas chá em boa parte do mundo, mas no hemisfério ocidental, principalmente para os falantes do inglês, "chai" é frequentemente usado no lugar de "masala chai".
Chai (Hindi: चाय, Urdu: چاۓ) é simplesmente a palavra para "chá" na maior parte do Sul da Ásia e muitas outras partes do mundo.
Preparação
O método tradicional mais simples de preparação do masala chai é o de ferver uma mistura de leite e água com folhas soltas de chá, adoçantes e especiarias não moídas. Mercados indianos ao redor do mundo vendem diversas marcas de "chai masala," (Hindi चाय मसाला [chāy masālā], "chá com especiarias") para este propósito, embora muitas pessoas preparem a sua própria mistura. O chá sólido e os resíduos das especiarias são coados antes de servir-se o chá.
O método pode variar conforme o gosto ou costume local: por exemplo, alguns combinam todos os ingredientes logo de início, esperam levantar fervura e então imediatamente coam e servem; outros deixam a mistura ferver por mais tempo, ou começam fervendo as folhas de chá e só adicionam as especiarias no final (ou vice-versa).
Especiarias
O masala chai tradicional é uma bebida revigorante, com sabor forte de especiarias, preparada com as chamadas especiarias "quentes". A maioria dos masala chais incorpora um ou mais dos seguintes componentes: cardamomo, gengibre, anis, pimenta e cravo.
Tradicionalmente, cardamomo é a nota dominante. As misturas para masala e cozinha indiana também usam comumente outras especiarias como cravo, gengibre ou pimenta do reino; as últimas duas adicionam um sabor picante agradável. Na Índia costuma-se usar gengibre fresco.
Entretanto, na Índia Ocidental, folhas de menta são consideradas um ingrediente principal, ao passo que anis e pimenta são expressamente evitadas.[carece de fontes] A versão Kashmiri do chai é feita com chá verde ao invés de chá preto e possui uma mistura mais sutil de sabores: amêndoas, cardamomo, cravo e algumas vezes açafrão.
Outros ingredientes possíveis são noz-moscada, sabor de rosa (pétalas de rosa são fervidas junto com o chá) ou raiz de licorice.

 





* Duda Sahlit é jornalista e editora do site Brasilia in English (www.brasiliainenglish.com.br), que promove a capital brasileira em inglês, de maneira clara e didática, para os estrangeiros.
Nota: Todas as imagens publicadas nesta coluna são de responsabilidade da autora.
Website: www.brasiliainenglish.com.br
Instagram: @brasiliainenglish
Facebook: brasiliainenglishwelcome
Twitter: @BeBrasilia

Brasilia in English - BE