Artigo: Élton Skartazini
Temos a arte para não morrer da verdade’, disse Friedrich Nietzsche. ‘Artistas são as antenas da raça’, disse Ezra Pound. 
‘Ao artista cabe redescobrir e revelar a infinita riqueza da vida para uma nova sociedade’, constata Ernst Fischer no livro ‘A Necessidade da Arte’. Tais ideias se confirmam em eventos como a exposição ‘Arte sem Fronteiras - dos muros à galeria’, inaugurada quarta feira, 27/02/2019, no escritório do Banco Mundial em Brasília.

Trata-se de uma mostra coletiva de artes plásticas do Distrito Federal e Entorno reunindo 24 pintores, muralistas, grafiteiros, desenhistas e escultores de vários estilos e culturas, em inicio de carreira ou já reconhecidos no cenário artístico da capital brasileira. Esta exposição resulta da proposta do também artista Gersion de Castro, realizador do projeto Arte sem Fronteiras iniciado em 2011, ora acolhido pelo comitê de arte do Banco Mundial em Brasília.

A ideia do projeto é simples, mas cheia de histórias, significados e objetivos. Visa dar visibilidade e reconhecimento às artes plásticas feitas no planalto central, na melhor forma demostrar a cultura e a sensibilidade estética de pessoas originárias de várias partes do Brasil. “É um projeto ilimitado, coerente com as ideias dos Salões das Satélites, Mostras Panorâmicas e da Sociedade dos Artistas Plásticos de Brasília”, lembra o artista Toninho de Souza.
Tempos difíceis causados por crises econômicas e transições políticas, como hoje, não afetam a criatividade e a vontade de se expressar por meio da arte. Pelo contrário: em momentos assim é que compreendemos melhor as ideias de Nietzsche, Pound e Fischer, e temos necessidade ainda maior de encontrar novos caminhos que a arte nos proporciona. Quem duvida, ou concorda, pode conferir nessa exposição, até dia 27 de março de 2019.

Serviço:
as ‘Arte sem FronteiraExposição coletiva de artes plástics - dos muros à galeria’
De 27/02 a 27/03/2019 - horário comercial
No escritório do Banco Mundial em Brasília/DF
Setor Comercial Norte - Qd 02 - Ed. Corporate - 7º andar
Contatos: (61) 98511.4936 (Gersion de Castro) e atelieculturalcactusgc@gmail.com
Skartazini Arte & Comunicação | + 55 (61) 9 9908.4963