Primeira grande mobilização após as eleições, o Dia Internacional de Luta da Mulher, será marcado no Distrito Federal por um Cortejo de Carnaval. 

O evento, totalmente organizado por mulheres de movimentos sociais, entidades, coletivos, ongs e militantes independentes será dividido em alas carnavalescas, com cortejo dos blocos de carnaval do DF protagonizados por mulheres, reforçando o caráter político dos blocos, da música, do festejo e da cultura brasileira.

Na concentração, no palco artístico, irão se apresentar Maria Tavares, Realleza, Lídia Dalet, Ju Uirapui, Marinão, Evelin do Mantendo Identidade, Meimei Bastos, Ruth Guimarães, Cleo Martins e Alessandra Terribli. Levando o cortejo, as batuqueiras e simpatizantes do 8M: Vai Quem Fica, Tropicaos, Maluvidas, Calango Careta, Bloka  Leoas da Barca, Baque Mulher, Filhas de Oyá, Orquestra Alada e o Trovão da Mata, Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro, Batalá, Batukenjê, Comboio Percurssivo, além de grupos de afoxé. Também estarão durante todo o percurso Martinha do Coco, Natália Pires, Giga, entre outras.

Todo esse batuque estará entre alas carmavalescas com temas relevantes ao Dia Internacional de Luta da Mulher, já estão organizadas as alas das Ialorixás, Noiva cadáver (contra o feminicídio), Justiça para Marielli, Estado Laico, LesBITrans, Movimento de Mulheres Negras, Feminismo Popular, Ala das Margaridas, Lula Livre, Latinas: solidariedade à Venezuela, Nem louca nem sã (com debate sobre saúde mental), Contra a Lei da Alienação Parental, Em Defesa da Mulher, nós metemos a Colher e Reforma da Previdência.
 
O lema será: “Pela vida de todas as mulheres, resistiremos!”. A concentração será no gramado central da Rodoviária do Plano Piloto, a partir das 16h. De lá, o grande bloco de mulheres descerá rumo ao Congresso Nacional, até a Alameda das Bandeiras. A dispersão será na Praça dos Prazeres, na 201 Norte, onde os blocos carnavalescos que acompanharão a manifestação darão sequência à festa, em especial, o Bloco das Perseguidas.

Lembrando que na concentração haverá uma tenda para crianças com oficinas de consciência vocal, corporal e pintura de pele com argila, oficina da cartazes e a Ciranda pela Democracia. Também está prevista uma revoada de pipas, roda de capoeira N’zinga, uma Tribuna Livre e palco para apresentação de artistas.

Neste 8 de março, as mulheres denunciarão o aumento dos números crescentes de feminicídio e os ataques aos direitos sociais e trabalhistas. Questões como a reforma da Previdência, o fim do genocídio de indígenas e quilombolas, a valorização da Lei Maria da Penha e da Casa da Mulher Brasileira, o poder de decisão da mulher sobre o próprio corpo, a revogação da reforma trabalhista, o fim do desmonte da saúde pública, além da luta pelo desarmamento e por justiça para Marielle Franco – executada em março de 2018 –, são algumas das bandeiras levantadas pelas mulheres.

Serviço
Cortejo Internacional do Dia de Luta da Mulher
8M – Pela vida de todas as mulheres, resistiremos!
Dia: 8 de março de 2019, sexta-feira
Local de concentração: Gramado central em frente à Rodoviária do Plano Piloto
Horário: A partir das 16h