Artesãs da Feira de Artesanato da Torre de TV desenvolvem o projeto Polvo de Amor, que confecciona e doa pequenos polvos de crochê para crianças recém-nascidas prematuras. 

A iniciativa, inspirada em uma ação social praticada desde 2013 na Dinamarca, produz calma e proteção ao recém-nascido nos momentos da necessidade de ausência do contato humano. 
O corpinho do polvo ajuda bebês na incubadora, desempenhando a função dos “rolinhos” de posição. Os tentáculos são macios e ideais para serem agarrados e evitam que os bebês puxem os fios e sondas. Os pequeninos se sentem abraçados pelo bichinho.

O projeto foi idealizado pela brasiliense Márcia Elizabeth da Silva (58), artesã da Feira de Artesanato da Torre de TV, que deu o pontapé inicial para a atividade, em abril de 2017, após a solicitação de uma avó desesperada para ajudar na recuperação  do netinho prematuro.  Buscou informação sobre o projeto dinamarquês e a produção do pequeno molusco de linha 100% algodão, na internet. Em 24 horas, doou o primeiro polvinho. O bichinho de linha é individual e esterilizado pelo hospital, antes de ser entregue ao bebê. A cada 5 dias, o procedimento é refeito para que não haja contaminação dos pequeninos pacientes.
“Li que não poderíamos comercializar, somente doar. Assim eu fiz e com muita satisfação”, revela. Na manhã seguinte, recebeu a mensagem da mãe da criança agradecendo e dizendo que, além do filho dela, mais 12 prematuros estavam lutando para viver. 

“Claro que convidei uma artesã para me ajudar e entreguei mais 12 polvinhos. Foi assim que o projeto Polvo de Amor nasceu”, conta.
O Polvo de Amor  conta com mais de 60 voluntários entre artesãos e pessoas comuns e  já dou mais de 4 mil polvinhos. “Somos o maior doador do Brasil e o único do DF.  Todas as instituições que pedirem irão receber. Não importa se são hospitais particulares ou públicos, nosso compromisso é com a reabilitação do recém-nascido. ”, explica.

Quem quiser ajudar o projeto poderá fazer de duas formas: é possível doar linha 100% algodão ou ajudar na confecção dos polvinhos.  As linhas podem ser entregues na Associação da Feira de Artesanato da Torre de TV. Mensalmente, o projeto utiliza 200 novelos para produzir 500 polvinhos.

Para difundir a ideia, as artesãs da Feira de Artesanato da Torre promovem Oficina de Confecção de Polvo de Amor no terceiro sábado do mês (16/03), das 10 às 16h, na praça central da Feira de Artesanato da Torre.  Não é preciso fazer inscrição prévia, todos que desejarem aprender a técnica podem ser recebidos. “Basta trazer o amor, o resto nós fornecemos”, convida a coordenadora e idealizadora do projeto. “Ação tomou uma dimensão tão grande que não poderemos parar, temos que seguir em frente e produzir cada vez mais”, reforça.

O Polvo de Amor também leva crocheteiras às maternidades, ensinando mamães como produzir o polvinho. Sempre de 15 em 15 dias, às segundas-feiras, das 15 às 17h30. As oficinas já atenderam mães dos hospitais de Santa Maria, HUB, Maternidade Brasília, entre outros.

As instituições que precisarem das doações, oficinas e informações sobre o projeto poderão  solicitar  pelo  whats para 61 99172-6816.  

Outras informações também nas redes sociais do projeto  https://www.facebook.com/projetopolvodeamor/?ti=as
# Ação é liderada por artesãs da Feira de Artesanato da Torre de TV
# Oficina de confecção de polvos: sábado, 16 de março, às 10h
 Feira de Artesanato da Torre de TV
Oficina de confecção de Polvo de Amor
16 de março, das 10 às 16h
SDC, Eixo Monumental, Brasília - DF
Operações: 480 boxes
Alimentação: 30 boxes
Funcionamento: Sábado e Domingo, das 9 às 18h
Telefone: (61) 98131-2465

Entrada Franca
 Tato Comunicação 
Terraço Shopping, Torre A , sala 227
55 (61) 3263-8916 / 3263-5597