Edital oferta instalação de empreendimento nacional ou internacional de base tecnológica no campus Darcy Ribeiro. 

Submissão de propostas até 6 de maio
Um espaço de mais de três mil metros quadrados dentro do campus Darcy Ribeiro está disponível para cessão de uso onerosa a empresa que tenha interesse em se instalar na área de influência do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec/UnB). Também será assinado um acordo de parceria que prevê um plano estratégico de pesquisa, extensão e inovação.

 As inscrições devem ser realizadas até o dia 6 de maio. Podem se candidatar empresas de base tecnológica (EBT), de origem nacional ou internacional, engajadas em atividades de pesquisa e desenvolvimento. A relação de documentos requeridos e outros detalhes do processo estão disponíveis na página do PCTec.

 A área, até então ocupada por instituição privada, será cedida para uso de uma única corporação, que pode ser apenas uma empresa ou um consórcio. “Por se tratar de um prédio com funcionamento integralizado, a oportunidade é destinada a um único parceiro”, esclarece a diretora do PCTec, Renata Aquino.

 O recurso proveniente dessa arrecadação (que pode superar R$ 130 mil por mês) será destinado à conta da UnB por meio da Secretaria de Gestão Patrimonial (SGP). O edital ainda prevê valores referentes a taxa de serviços, que envolve operações como vinculação da marca da UnB à empresa selecionada, entre outros itens. “Podem ser realizadas diversas atividades em conjunto, como organização de eventos, apoio a projetos de startups ou incubação ou parcerias com empresas juniores ou outros setores acadêmicos”, menciona Renata.

 A diretora do parque lembra que a interface entre empresa e universidade tende a ser vantajosa para ambos os lados. “A empresa tem a facilidade de estar dentro de uma estrutura de ciência e tecnologia, promovendo o relacionamento com as instâncias da Universidade. Além disso, os pesquisadores podem contribuir diretamente para a sociedade e aplicar o conhecimento produzido.”

 SEGUINDO NORMAS – Lançado em março, o edital trata da oferta pública com a finalidade de “ceder o uso de imóveis, sob o regime de cessão de uso de bem público, para a instalação e a consolidação de ambientes promotores da inovação”, conforme prevê o Decreto nº 9.283/2018, que regulamenta a Lei de Inovação (nº 10.973/2004).

 “É uma ação pioneira, pois esta é a primeira vez que a UnB se baseia na legislação de inovação para disponibilizar área pública federal para empresas dessa natureza”, destaca Renata Aquino. A expectativa é que a iniciativa se torne exemplo para outras instituições de ensino e pesquisa.

 As propostas devem se alinhar à missão institucional do PCTec e da própria UnB. “Tem que ser uma empresa socialmente responsável, com ações sustentáveis e vínculos de parceria público-privada, que visem o desenvolvimento de novos produtos ou serviços de inovação”, aponta Renata.

A reitora Márcia Abrahão vê na parceria uma oportunidade para que a Universidade de Brasília esteja ainda mais inserida na geração de emprego, renda e desenvolvimento social na região. “O Parque Científico e Tecnológico tem uma importância estratégica para a melhoria do nosso ambiente de inovação e para uma maior interação das nossas pesquisas com o setor produtivo”, acrescenta.

 A avaliação das submissões será feita por Comitê Técnico de Avaliação, que seguirá critérios de classificação, como o histórico de inovação e de cooperação com institutos de ciência e tecnologia; perspectivas de cooperação com a UnB; qualificação da equipe e plano de negócios. Será considerada ainda a conformidade da documentação técnica, jurídica, fiscal e econômico-financeira.

 SERVIÇO:

Edital PCTec nº 1/2019 - Oferta Pública de Cessão de Uso Oneroso

Período de inscrições: até 6 de maio

Entrega dos documentos: Secretaria do Parque Científico e Tecnológico da UnB – sala A1 – 36/33, no Edifício CDT/DPI, Campus Universitário Darcy Ribeiro – UnB, Asa Norte, Brasília/DF, CEP 70910-000

 ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.