As 60 vagas para graduação estão divididas igualmente entre servidores de carreira estável, 30 vagas – com inscrição presencial – e comunidade, 30 vagas via Sisu

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, da Escola Superior de Gestão (ESG), mantida pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB). O processo seletivo para servidores será realizado presencialmente, na sede da Escola de Governo (EGOV), A partir de (29), até o dia 12 de junho. Para  estudantes que participaram da última edição do ENEM, a seleção será feita via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 04 a 07 de junho.
O curso será ofertado de segunda a sexta-feira no período noturno, aos sábados pela manhã e terá carga horária total de 1.960 horas, distribuídas em quatro semestres letivos. Das 60 vagas oferecidas, 30 serão preenchidas por servidores efetivos de carreira estável e em exercício do Governo do Distrito Federal. As demais 30 vagas serão oferecidas à comunidade por meio do Sisu. Nessa última modalidade, o candidato deverá acessar o sistema e indicar o interesse pela vaga no período citado acima.  
Segundo Alex Costa, diretor-executivo da Escola Superior de Gestão, o curso é voltado para as atividades de gestão da administração pública e adota as Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a problematização. “Esse modelo de ensino e aprendizagem traz o mundo real, para dentro do ambiente educacional. Assim, o estudante vai aprender e vivenciar a partir das dificuldades encontradas no dia a dia da administração pública”, explica o diretor.
A distribuição de vagas atende à lei distrital, que exige 40% das cadeiras para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública, e à lei federal de cotas sociais. Aos estudantes, futuros profissionais, o novo curso representa uma chance de ter acesso a um ensino superior gratuito, com subsídio do Governo do Distrito Federal.
O  curso superior de Tecnologia em Gestão Pública funcionará como projeto-piloto para ampliação da oferta, podendo chegar à pós-graduação segundo a ESGe. Outros seis cursos de nível superior já estão credenciados e devem ser ofertados nos próximos anos: tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão de marketing, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão de materiais e tecnologia em gestão de informação.
Na prática, a FUNAB mantém a parte técnico pedagógica da graduação, enquanto a EGOV oferece a infraestrutura, utilizando a estrutura existente para menor gasto possível.
A Escola Superior de Gestão (ESG) publicou editais no DODF, no último dia 17 de maio de 2019, para o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. O edital completo de seleção, para os servidores, está disponível no endereço http://esg.df.gov.br/edital-servidores/ e, para a comunidade, o edital do Sisu pode ser acessado pelo link http://esg.df.gov.br/edital-sisu/.
O que são as Metodologias Ativas?
A ESG adota a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma das Metodologias Ativas que tem como premissa fundamental utilizar problemas da vida real para promoção do desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal do estudante. Desta forma, essa metodologia apresenta alguns diferenciais:
– é centrada no estudante;
– a aprendizagem se dá no contexto de pequenos grupos sob a orientação de um tutor;
– trabalha com situações-problema;
– discute a relação dos problemas com a realidade;
– o estudante se torna consciente do processo de ensino e aprendizagem;
– a aprendizagem é ativa, interativa e colaborativa;
– torna os estudantes aptos a atuarem no mercado de trabalho;
– o processo de avaliação é formativo.
Mais sobre a Escola Superior de Gestão
A Escola Superior de Gestão (ESG) foi credenciada junto ao Conselho de Educação do Distrito Federal por meio da Portaria no 405, de 20 de setembro de 2017, que também autorizou a oferta do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade presencial. Atualmente, a ESG está em fase de formação e capacitação do corpo docente em Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e já se prepara para receber a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. Mais informações podem ser acessadas na página http://esg.df.gov.br/.
Acessem a página da ESG – http://esg.df.gov.br/ e obtenham as informações necessárias ou entrem em contato pelo telefone 2099-3036.
*Com informações da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB)