Foi realizada pelo Congresso Nacional, nesta sexta-feira (3), sessão solene para comemorar o Dia Nacional do Líder Comunitário. 

A homenagem foi solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP).

O dia 5 de maio foi instituído, pela Lei 11.287, de 2006, como uma data para celebrar a importância do líder comunitário, que faz uma ponte entre a população e os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

“O líder comunitário é a mais legítima autoridade já que emerge do próprio núcleo comunitário onde reside, pois ali desenvolve um trabalho social e político, solidário e consciente, manifestando a inalienável vontade de seu grupo social. Não há exagero algum em dizer, que o líder comunitário facilita o trabalho do Executivo e do Legislativo, porque a sua organização comunitária agiliza o desempenho político dos poderes constituídos, levando às autoridades competentes as necessidades da comunidade”, justifica Izalci Lucas.

A reunião contará com a participação do líder comunitário do grupo rural Casa Grande, professor Anibal Rodrigues, e do presidente da Associação Nacional dos Líderes Comunitários do Brasil (Analc), Ilço Firmino, entre outros convidados ainda não confirmados. A sessão vai acontecer às 15h no plenário da Câmara dos Deputados.