Rio Grande do Sul estado de pessoas humildes povo de tradições e valores que carregam do lado esquerdo do peito o amor e a honra pelo estado . Ahn os sulistas povo de sotaque carregado , muito hospitaleiro com um abraço quebra costela iram te receber. 

Do Paraná a Santa Catarina os sulistas são assim de costumes germânicos e crenças mas que tem como sobrenome " simplicidade " .
Ah o Rio Grande do Sul terra do pinhão, chimarrão que se divide em duas cores e que juntos tornam - se inter e grêmio. 
Ahh o Rio Grande do Sul domingo dia de matear na redenção e depois ver o sol se pôr no Gasometro. 

07 de setembro dia de colocar o lenço no pescoço , calçar as bombachas , comer costelão , de apreciar as danças folclóricas dia de ressaltar o amor pela nosso pela nossa terra. 
21 de setembro o Rio Grande do Sul trás na bagagem um pedaço da Alemanha consigo dia de alegria , de dançar ao som de bandinha e de tomar muita cerveja dia de Oktoberfest. 

A noite é hora de reunir a família em torno da mesa , muita comilança, gritaria e risada alta dia de esquecer a dieta porque os italianos são assim é não importa que você esteja acima do peso para sua nona você está sempre magro e ela não sentirá culpa alguma de te encher de comida principalmente de cuca caseira .
Ah o Rio Grande do Sul é assim para os conterrâneos ou para quem vem apenas de passagem aquele estado do fim do mapa do Brasíl é assim como o seu povo deixa fortes e grandes emoções. 
Mas que sempre faz a gente retornar como as andorinhas .

Por: Eduarda Fagundes (uma autentica rio grandense)