Em 28 de junho, o Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Janete Vaz e pelas executivas Samara Braga, Glória Guimarães e Ilda Peliz, realizará, com apoio do Venâncio Shopping, um desfile para apresentar a moda produzida por estilistas africanos. De origem de países como Guiné-Bissau, Togo, Costa do Marfim, Congo e Gana; Isabel Da Costa e Saturnina da Costa, Akou Avogtnon, Dja Franck Lagbre, Lucie Atumesa Nsimba e Gladys Edem, respectivamente, além do talento, têm em comum a condição de refugiados e imigrantes e buscam se manter ativos e altivos longe de casa. Em Brasília, felizmente, há espaço para a solidariedade e incentivo para que estes profissionais possam continuar criando. 

“Esta oportunidade é muito importante, pois nos possibilita apresentar um novo trabalho, em que poderemos mostrar nosso talento, nossos tecidos, nossas cores e nossa alegria. Vamos mostrar que moda africana não é fantasia, que é super adaptável ao estilo brasileiro através de outras modelagens e releituras. É também uma oportunidade incrível de fazer networking, negócios, de caminhar para frente. É, antes de mais nada, empoderamento e autoestima para todos nós”, declara a estilista Saturnina da Costa, em nome do grupo.


Com a temática “diversidade”, a proposta do desfile foi trabalhada a partir dos conceitos de igualdade entre os povos, aceitação e tolerância. Para abrir o evento, Salomey Otori e Emmanuella Edem apresentarão um número de dança típica ganesa. Na passarela, cada estilista apresentará cinco looks vestidos por modelos da Scouting Agência de Modelos. 

Ao final de cada bloco, entrará com a/o modelo para apresentar-se à plateia. A produção do desfile também conta com a colaboração da marca brasiliense Nágela Maria, que prestou consultoria na confecção das peças. As estilistas Nágela Maria e Andréa Monteiro, mãe e filha, trabalharam com o grupo de forma a equilibrar as referências da moda africana em sintonia com o gosto da moda brasileira.

“O desafio foi traduzir a beleza e exuberância do estilo africano para um formato mais reconhecido pelo mercado brasileiro”, revela Nágela. “Combinamos as belíssimas estamparias dos tecidos africanos com tecidos lisos e também mexemos em modelagens, por isso teremos muitas saias estreitas e mídis, por exemplos. Há também o ponto de encontro entre as duas culturas estéticas que é o caso das saias mais volumosas, mangas bufantes e croppeds”, completa Andréa. Sobre o que será exibido na passarela e comercializado na Égalité, entre opções prêt-à-porter para homens e mulheres, destaque, ainda, para vestidos, calças, blusas, batas, turbantes e acessórios.
Serviço:
Desfile e inauguração da loja Égalité
28 de junho
A partir das 16 horas
Varanda Venâncio Shopping- SHCS 8 50/60 - Asa Sul, Brasília
*evento para convidadas e aberto ao público, respeitando a capacidade do espaço