O jornalista, youtuber e digital influencer, Eldo Gomes, subiu ao palco principal da Campus Party Brasília 3, para falar sobre a responsabilidade que é ser produtor de conteúdo web.

Eldo Gomes (eldogomes.com.br), Bárbara Lins, (Descobertas Bárbaras), Agda Carvalho (Negra & Estilosa), Karl Jeanneth (Cheias de Segredos) e Duda Marinho (Regra 9) subiram ao Feel The Future, palco principal da Campus Party Brasília 3, maior evento de tecnologia do mundo, com o "Talk Creators: O poder dos Digitais Influencers e Youtubers na hora de impactar", para dialogar com os campuseiros sobre boas práticas na internet. 

A atração foi comandada pelo jornalista, youtuber e digital influencer Eldo Gomes, que dividiu, juntamente com os convidados, experiências de boas práticas nas redes sociais. Com o tema #InfluencieParaoBem, os blogueiros debateram sobre a construção das mensagens, do conteúdo e do impacto gerado nos consumidores das diversas plataformas digitais de interação. 

Muito preocupado com os reflexos do que escreve, Eldo conta que procura pautar assuntos que em vez de "inveja", deixe as pessoas "inspiradas". Em entrevista exclusiva ao portal Bem Mais Brasília, o jornalista falou dos desafios, e da responsabilidade social que é ser um produtor de conteúdo. Há mais de 10 anos produzindo material digital, o youtuber deu algumas dicas para quem quer escrever um blog, mais ainda não sabe como, nem por onde começar. Confira:

Bem Mais Brasília – Eldo, a gente viu que o Talk Show Creators lotou a platéia do Feel The Future, palco principal da Campos Party. Como você avalia isso? As pessoas estão mais interessadas em saber quem tá de fato criando conteúdo de qualidade?

Eldo Gomes: Aqui em Brasília temos muito assunto relacionado a política, Brasília é uma capital política, e tem muita gente que gosta de ver o outro lado da moeda. A política com outro olhar, o entretenimento, as coisas boas da cidade, o que fazer em Brasília... Então, acho que o brasiliense acaba procurando outros refúgios de conteúdo.

Bem Mais Brasília – Vocês trouxeram uma temática superimportante para o meio digital, que é o influenciar os outros, e influenciar para o bem. Como que surgiu essa corrente?

Eldo Gomes: Há muito tempo eu venho notando que as redes sociais ficaram tóxicas, com muito conteúdo pesado. Então, eu comecei a tentar deixar meu instagram mais leve, com uma cara que não vai despertar inveja nas pessoas e sim deixa-las inspiradas. Tem coisas que eu nem posto para evitar essa energia pesada.

 Bem Mais Brasília – Internet é terra de todo mundo. Da mesma maneira que a gente encontra conteúdo de qualidade, a gente se depara também com materiais maldosos. E na maioria das vezes esses materiais tem mais repercussão. Como que se explica isso?
Eldo Gomes: O Click for Money – clique por dinheiro – é o que chama atenção.  Mas, tem tanta coisa que desperta curiosidade na galera. Lugares incríveis, histórias que inspiram... Hoje as pessoas estão muito acostumadas a dar notícias ruins, o que é pejorativo para conseguir alcançar um público. Então, coisas boas demoram conseguir acessos.

 Bem Mais Brasília – Ser produtor de conteúdo é poder de alguma forma impactar a vida de quem está do outro lado da telinha, seja do smartphone, do tablete ou do computador. Como é ter essa responsabilidade? Você já desistiu de produzir algum material temendo o tipo de impacto que isso pudesse gerar nas pessoas?

 Eldo Gomes: Já. Varias vezes! Tem um monte de conteúdo que a gente começa a querer pautar, daí a gente para e pensa “não, pensando bem..." Tem muita coisa que eu não faço, não quero divulgar nem contar, preocupado com quem tá do outro lado, ou quem será atingido com isso.

Bem Mais Brasília – Você já nasceu profissionalmente na era digital e hoje é referência no mercado. Não tem como falar de comunicação digital em Brasília sem falar de Eldo Gomes. Conta pra gente como é trabalhar de maneira independente na web, viver disso e ainda empregar outros profissionais.

 Eldo Gomes: É um desafio. Você ter a responsabilidade de fazer um conteúdo bom, e de você comercializar o seu produto, ir atrás das pessoas, conversar com as empresas, bater na porta de grandes empresários, mostrar que a sua informação atrai um número “Y” de usuários, e que esses usuários acabam querendo consumir a publicidade em si. Então é isso, você tem que saber vender o que você faz.

Bem Mais Brasília – Quando a gente fala em produzir de maneira independente para a internet, a primeira coisa que vem a mente é liberdade editorial. Isso existe mesmo quando se é produtor de conteúdo?

 Eldo Gomes: Na verdade a gente que produz informação é limado o tempo inteiro pelas assessorias, ou pelas grandes redes de jornalismo. E a gente precisa ter bom senso. Até que ponto você quer entrar em uma briga, ou passar uma informação sólida, apurada? Como eu sempre procurei dar os dois lados da mesma moeda eu nunca tive essa dificuldade. Eu sempre falei tudo que tive vontade, nunca tive problema com isso. 

 Bem Mais Brasília – Você é jornalista, youtuber, digital influencer... Estou esquecendo de alguma coisa?

 Eldo Gomes: Não! (risos)

Bem Mais Brasília – Como é que você consegue conciliar tudo isso. Você tem uma agendinha onde você monta uma logística de trabalho ou você é daqueles que deixa a vida te levar?

Eldo Gomes: É tudo planejado. Eu tenho algumas pessoas que me ajudam, e nós temos o grupo “Agenda Eldo”, onde eu coloco os Jobs que eu faço em parceria com algumas empresas e aquilo que eu faço para a minha empresa.

 Eu cuido da minha empresa e ajudo outras a prosperar de maneiras estratégicas. Então, eu estou sempre planejando, evitando o "oba oba". Brasília tem muito coquetel, muito jantar maravilhoso, ações de degustação, e eu evito ir em coisas que não possuam um cunho profissional. Porquê? O tempo que sobra para diverti é muito pouco, então eu tento ir só naquilo que realmente vai valer para mim enquanto jornalista e produtor de conteúdo.

 Bem Mais Brasília – Brasília tem um número muito grande de blogs e veículos de imprensa digitais...

Eldo Gomes: São mais de 500.

Bem Mais Brasília – ...e a cada dia que passa esse número aumenta. Como se destacar no meio de tanta gente?

 Eldo Gomes: Quanto mais autoral o conteúdo for, mais destaque a pessoa vai ter. A gente recebe release todo dia, e é uma tentação ficar no Ctrl C + Ctrl V. Postar release é bom? É maravilhoso, é fantástico, eu acho ótimo quando vem um release bom, bem escrito.

 Mas, no Google pelo sistema Xita, que é o sistema de busca que a gente tem hoje, quanto mais o seu conteúdo for autoral, quando mais aquela informação tiver apenas no seu site, mais você ganha relevância e se torna primeiro lugar, e primeiro lugar é garantia de audiência. Eu posto muito release, pelos meus parceiros e amigos, mas, na medida do possível eu público umas matérias que só eu tenho.

 Bem Mais Brasília – Como você é praticamente um mestre no assunto, quais dicas você pode dar para quem quer produzir conteúdo para internet e ainda não sabe como, nem por onde começar?

Eldo Gomes: Falar sobre o que ama! Eu amo turismo. Tenho muitos projetos ligados ao turismo e faço com muita paixão. Eu tenho prazer em participar de qualquer coisa turística, é algo que está na minha alma, essa coisa da liberdade turística, então isso me motiva muito, e me faz bem.

 Bem Mais Brasília – Só para finalizar, voltando um pouco aqui para a #CPBSB3, como é que você avalia esta edição?

 Eldo Gomes: Eu acho que essa foi a edição que mais chamou atenção. Foi maior, cresceu os expositores, teve mais humanidade, mais interação. Eu vi amigos meus se conectando com ideias, projetos e eu acho que Brasília está ganhando esse eixo do ecossistema inovador.

 Bem Mais Brasília – E o ano que vem? Tem mais Eldo na Campus Party Brasília 4?

 Eldo Gomes: Se Deus abençoar sim. A galera da Campus que faz a curadoria e escolhe as pessoas que vão palestrar. Então se houver oportunidade eu com toda certeza estarei por aqui, porque eu amo esse evento. Isso aqui é a minha cara.

Com informações do portal: BemMaisBrasilia