Haverá controle de tráfego em corridas, festas no Parque e em apoio à Novacap 

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF, realizará interdições pontuais em vias nesse fim de semana, em razão de eventos previstos para acontecerem na região do Plano Piloto, Taguatinga e Riacho Fundo II. As ações visam garantir a segurança dos usuários e a fluidez das vias que serão impactadas por corridas, grandes festas e obras.

Sábado

Devido à obra de recapeamento da via de acesso do Setor Policial Sul que passa embaixo do viaduto próximo à Octogonal, haverá o fechamento total da via no sentido à EPIG, entre às 07h e 18h, para o trabalho das equipes da Novacap na manutenção viária.

O trânsito será desviado para a alça que dá acesso à EPIG, sentido Plano Piloto, na lateral do Cemitério Campo da Esperança. Os condutores que desejam seguir no sentido EPTG poderão fazer o retorno na EPIG, em frente ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), que estará com o trânsito livre. O Detran orienta que os condutores evitem transitar na região. A EPGU pode ser uma rota alternativa. 

Ainda no sábado (15) acontecerá no Parque da Cidade os eventos Funn Festival, no estacionamento 04, e a Expotchê, no Pavilhão de Exposição. Os eventos ocorrerão entre as 10h e 02h e contarão sinalização específica instalada pelo Detran. As equipes estarão no local para realizar o controle de tráfego e a travessia de pedestres. Os condutores poderão utilizar os estacionamentos 01, 02, 03 e 05 para chegarem aos eventos.

Na Esplanada dos Ministérios, ocorrerá o Circuito SESC de Corrida de Rua, entre 19h e 22h. O evento contará com o público de aproximadamente 1.200 corredores e, para garantir a segurança dos participantes, o Detran fará alterações nas vias S1 e N1 na noite deste sábado (15) a partir das 18h30. O tráfego da via S1 será desviado para a via S2.

O evento será realizado na Esplanada dos Ministérios até o Palácio do Jaburu, a largada e chegada será na via de ligação S1 e N1 na altura do Museu Nacional da República, o percurso se concentrará nas quatro faixas da esquerda das vias N1 e S1. O tráfego será desviado para a via S2, pelo estacionamento do Superior Tribunal Federal.

As passagens inferiores, nos dois sentidos, pelo viaduto do Presidente e o trecho entre a via L4 Sul até a rotatória próxima ao Palácio da Alvorada também ficarão interditados.

Domingo

Devido ao Circuito das Estações – Etapa Inverno, que irá ocorrer no próximo domingo (16), a partir das 7h, a fiscalização de trânsito do Detran-DF realizará intervenções em vias de ligação do Eixo Monumental.

Com trajetos de 5, 10 e 16 km, a largada e a chegada serão no estacionamento da Funarte, atrás da Torre de TV, no sentido N1. A expectativa é de que duas mil pessoas participem do evento.

Os corredores seguirão pela via N1, ocupando quatro faixas da esquerda até o final do Eixo Monumental, próximo à EPIA, e voltarão pelas mesmas faixas até a Praça do Cruzeiro. Neste ponto, eles seguirão pela via que dá acesso à S1, onde ocuparão as três faixas da esquerda até o local de chegada.

Em razão da ocupação das faixas da esquerda nos dois sentidos do Eixo Monumental, durante o período do evento, todas as vias de ligação entre a N1 e S1, desde o estacionamento da Funarte até o viaduto de acesso ao SMU, serão bloqueadas. A única via liberada será a saída do estacionamento da Cadetral Rainha da Paz para a S1, tendo em vista que a via será usada somente a partir da Praça do Cruzeiro.
No Riacho Fundo II, ocorrerá a terceira edição da Corrida dos Namorados, no horário de 07h às 10h. A largada ocorrerá na Administração Regional da cidade e passará pelas Quadras QC 2, pelo Instituto Nair Valadares, pela QNC 01 e 02, QN 08F, retornando pela mesmo percurso até a chegada na Administração. O Detran realizará o fechamento pontual e temporário das vias, durante a passagem dos atletas.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Detran/DF
SAM, Lote "A", Bloco "B", Ed. Sede - CEP: 70.620-000 Brasília-DF
Fone: (61) 3343-5224 ou 3343-5225; 99101-6579 (plantão)