Fogos de artifício durante as festas juninas precisa ter cautela

 Quando o motivo são as festas juninas, os fogos de artifício marcam presença para celebrar o período e iluminar o céu com o show pirotécnico. 

Mas, para manter esse clima festivo, é importante se atentar às recomendações de segurança para evitar causar queimaduras ou acidentes com os artefatos.
 A médica dermatologista, Dra. Ana Regina Trávolo, destaca que os cuidados são fundamentais para evitar as queimaduras que, em alguns casos, podem deixar sequelas irreversíveis. “As queimaduras podem causar bolhas, manchas, cicatrizes e muitas vezes até a amputação de dedos, quando os fogos são manipulados de forma errada”, observa.

  Ela orienta que os primeiros socorros em caso de queimaduras são importantes para não trazer mais danos à pele. A médica recomenda que o paciente pode apenas lavar a região afetada, sem esfregar, com água fria limpa, e colocar compressas de gaze limpa com soro fisiológico frio ou água limpa fria sobre as lesões até procurar auxílio médico. “Podem ser tomados também analgésicos para dor e não se deve colocar gelo”, acrescenta a dermatologista.

 A vermelhidão, quando em região pequena, não é motivo para pânico, podendo-se procurar auxílio médico de maneira tranquila. Todavia, se a área for muito extensa, é melhor procurar logo o pronto atendimento. “As queimaduras que cursam apenas com vermelhidão são as chamadas de primeiro grau, que podem ser tratadas com pomadas cicatrizantes ou também pomadas de corticoide inicialmente, a depender da avaliação médica”. A médica acrescenta que as receitas caseiras como manteiga, creme dental e outras não devem ser utilizadas de forma nenhuma, visto que podem aumentar os riscos de irritação na pele e até mesmo infecção.

 Corpo Clínico

Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da

,3 Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da InternationalAssociationofAesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.

Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da InternationalAssociationofAesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.

 Serviço:

Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele

Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.

Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834

www.monteparnaso.com.br

Siga também os perfis nas redes sociais.