Entre outras atrações, a #CPBSB3 contará com a presença do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson

Começa hoje no Estádio Mané Garrincha a 3ª edição da Campus Party Brasília. Essa que é a segunda maior edição mundial da Campus Party, ocorre até o domingo 23 de junho, com uma série de novidades em sua programação. Ao longo de todos os dias, a expectativa é receber um público de mais de 70 mil visitantes, sendo 6 mil campuseiros (2.500 acampados e 3.500 visitantes), que terão acesso a mais de 350 horas de conteúdo e atividades que acontecerão praticamente 24 horas por dia. Além disso, o público poderá usufruir de uma internet com velocidade de 20GBps, fornecida pela Use Telecom.

A #CPBSB3 ocupará os anéis do Estádio Mané Garrincha e é dividida em três grandes partes: Camping, Arena e Open Campus. No camping já estão montadas as 1500 barracas simples e as 500 duplas que ficarão à disposição dos 2.500 mil campuseiros que ficarão acampados no estádio. Na Arena, localizam-se quatro palcos – Feel The Future, Coders, Creativity e Entrepreneurship; e três espaços para workshops – IoT, Creators e Startups. O destaque da programação está na presença de uma das maiores lendas do Rock’n Roll mundial, o vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson. No sábado, às 13 horas, o historiador, mestre cervejeiro, escritor, veterano militar, empreendedor, idealizador de negócios criativos e cantor, subirá ao palco Feel the Future para falar sobre os desafios das operações no mundo do rock e da aviação comercial, suas compatibilidades e como estes universos têm similaridades.

Além dele passarão pelos palcos da Campus Party Brasília nomes como de Débora Garofalo, docente da rede pública há 14 anos, foi considerada uma das dez melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação. 
Matheus Pinto, Partner Manager no Google, que falará sobre as estratégias de monetização, Dado Schneider, doutor em comunicação que fará uma palestra Muda no meio de uma Festa, Gordox, primeiro caster brasileiro e também narrador dos principais eSports da atualidade, Liliane Tie, fundadora da rede Woman In Blockchain, entre outros. 

Uma das novidades desse ano é o espaço destinado as comunidades. Terão um espaço na Arena para compartilharem conteúdo de qualidade e estimularem o networking. Entre as comunidades confirmadas estão: Napkintalk, Elas Projetam, STEM for Girls, Uhull/Criados para Criar, Dumont HackerSpace/Calango HackerSpace e PyLadies. “O público de Brasília é um dos que mais lota os palcos e prestigia os palestrantes, por isso, para essa edição, empoderamos ainda mais nosso ecossistema dando espaço e voz às comunidades. Eles trarão conteúdo de excelente qualidade e além disso nos ajudam a dar continuidade ao evento, mesmo após o seu término”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.

Na Arena também ocorrerão os Hackathons, maratonas de conhecimento que tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas para o bem da humanidade. Nos cinco dias de evento, serão realizados 5 desafios: Hackathon Desafio Zé Gotinha, parceria com o Ministério da Saúde, que tem como objetivo fortalecer a vigilância e aumentar a cobertura vacinal; Hackathon Aprender Bem, que pretende criar soluções para a promoção de Metodologias Ativas para Educação; Hackathon Tempo de Ação, que terão três temas: Inclusão & Proteção da Mulher do DF, Turismo e Transparência.

2º Fórum Educação do Futuro ​​

O Instituto Campus Party, em parceria com a 7OEI, Microsoft, Ensinar Tecnologia, Escola Casa Brinquedos e a organização Células Empreendedoras realiza o 2º Fórum Educação do Futuro. Na programação, além de painéis e palestras em palcos como Feel The Future e Empreendedorismo, haverá atividades mais dinâmicas na Sala do Futuro. “A realidade econômica, política e social da sociedade contemporânea tem se transformado em uma velocidade crescente, exigindo dos indivíduos - especialmente dos jovens - uma capacidade de adaptação e transformação de mesma intensidade. A educação no século XXI, nesse contexto imprevisível, enquanto meio de aceleração desse processo, precisa ser repensada. Não apenas em suas regras, estruturas, métodos, mas nos seus objetivos e metas pensadas a partir das necessidades imediatas e futuras”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Open Campus

A área aberta e gratuita a todo o público e que funcionará entre 20 e 22 de junho, das 10h às 20h, com circulação permitida até às 21h e no domingo, 23, das 10h às 16h, com circulação até às 17h. No espaço, os visitantes poderão interagir com potentes simuladores de realidade virtual e aumentada, jogar os mais recentes games na área FreePlay, participar de eletrizantes batalhas de drones, descobrir um pouco mais sobre o universo maker, conhecer novos projetos tecnológicos e científicos de robótica, presenciar mostras de projetos acadêmicos e startups com ideias inovadoras. Além disso, será possível acompanhar as palestras do palco STEAM, que tem como objetivo ajudar na formação dos visitantes, preparando-os para os desafios do futuro.  As crianças ainda poderão participar de atividades e workshops no espaço Crianças Hackers que tem como objetivo estimular a sensação do que é ser um profissional do futuro, com ensino da tecnologia de qualidade. O Instituto Campus Party reservou um espaço na área Open para apresentar os resultados do projeto Include, onde ocorrerão também workshops para os garotos e garotas dos laboratórios que já se encontram em funcionamento em Brasília e os que serão abertos em breve.  Mais detalhes sobre o espaço podem ser encontrados no release a seguir.

Todas as palestras poderão ser acompanhadas em tempo real no site oficial da Campus Party ou no Campuse.ro, via streaming. Também é possível acompanhar a programação completa no novo aplicativo – Campus Party Official. Para baixar é só acessar as lojas Apple Store e Google Play. 

Serviço Campus Party Brasília – 3ª edição
Arena: de 19 a 23 de junho
Open Campus: de 20 a 23 de junho

Local: Estádio Mané Garrincha (SRPN - Asa Norte)
Horários Arena: Das 12h00 do dia 19/06 até 12h00 do dia 23/06. Funcionamento 24h.
Horários Open Campus: De 20 a 22 de junho das 10h às 20h. Em 23 de junho das 10h às 16h