O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya é diário, os cuidados para evitar os focos do mosquito devem ser realizados constantemente, principalmente em épocas chuvosas.


A vistoria para achar possíveis criadouros dos mosquitos não é dever somente dos agentes de endemias, mas de cada morador e comerciante. 
O compromisso por zelar da saúde coletiva é de todos.

Além de realizar vistoria em caixas d’água destampadas, vasos de plantas, arbustos e plantas que acumulam água, objetos e decorações em áreas externas e que acumulam água, coletores de água de geladeiras, ar condicionado e máquinas de lavar, tonéis de água, resíduos de lixo, tais como: sacolas plásticas, garrafas, tampinhas de garrafas, potes, pneus, entre outros.

Os cuidados para evitar a picada do mosquito transmissor da dengue devem ser redobrados ao entardecer, pois próximo ao horário do pôr do sol, pois pequenos insetos, como o mosquito da dengue são atraídos pela temperatura mais quente mantida naturalmente no interior das casas e estabelecimentos. Os mosquitos ficam pousados nos objetos, portanto entre estes horários as portas e janelas, se possível, devem ficar fechadas e logo após serem abertas.

Os médicos e especialistas em saúde também recomendam o uso de repelentes, principalmente para gestantes. Os mesmos podem ser utilizados diariamente, inclusive quando houver necessidade de exposição em áreas abertas, como por exemplo: regiões de campo, fazenda entre outros.

Há também repelentes para ser usado nos ambientes, que podem ser comprados em farmácias e mercados, sendo estes em versão spray e os que colocam em aparelhos elétricos próprios para essa finalidade.
Existem também repelentes naturais, tanto para o corpo, quanto difusores de ambientes, que servem da mesma forma que os repelentes elétricos. Estes são feitos por meio da extração do óleo ou sumo de plantas.

Cultivar plantas naturalmente repelentes seja nos jardins, como dentro de casas e estabelecimentos, auxiliam a afugentar o mosquito, pois o cheiro que a planta exala, para o mosquito não é agradável, assim o mantendo longe do ambiente. Plantas como citronela são utilizadas para fazer repelentes naturais para serem borrifados nos ambientes.
Realizar a vistoria nas casas, comércios e lotes é necessário para manter longe o mosquito da dengue. Ter comprometimento com essa causa é ter compromisso com a sua saúde e com a de quem você mais ama, a sua família.  Seja o diferencial na região onde você mora, faça a vistoria e salve vidas.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Site da Prefeitura de Águas Lindas: