O embaixador Sr.Aleksandr Tserkovsky, a embaixatriz Tatyana Tserkovskaya e toda a missão diplomática da Belarus em Brasília, comemoraram na terça-feira (02), na sede da embaixada no Lago Sul da Capital Federal a data nacional do país que é comemorada oficialmente em 03 de julho.

A magnífica recepção foi organizada pela embaixada, com a presença de autoridades civis e militares, diplomatas, jornalistas, empresários, convidados brasileiros e estrangeiros, acompanhados dos Cônsules Honorários. Inicialmente foi servido um coquetel, e na sequência a apresentação dos hinos nacionais de Brasil e Belarus, discurso do embaixador Alekssandr e finalizando com um delicioso jantar com comidas típicas da gastronomia Belarussa e Brasileira.

Os convidados, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura do país através de uma exposição de fotos e artesanatos, mostrada no local.

O dia 3 de julho é a principal data nacional da Belarus — Dia da Independência da República da Belarus. Para os belarussos este dia tem o significado duplo. Tornou-se como um símbolo da Belarus jovem — do estado que tem a idade um pouco mais de duas décadas. E, ao mesmo tempo, como um símbolo da história de mil anos do povo belarusso, que muitos séculos conserva e resguarda as suas terras.

É uma data muito importante na história de Belarus: o dia da libertação de Minsk dos invasores nazistas em 1944. Este dia é uma homenagem ao brio, virtude e glória, a expressão da união e da solidariedade do povo belarusso.

A Grande Vitória foi alcançada a um preço terrível para o país: durante a ocupação nazista, em Belarus foram mortas cerca de 3 milhões de pessoas, ou um terço da população.

As novas gerações de belarussos fizeram uma proeza igualmente significativa: criaram um país com uma economia socialmente orientada, agricultura desenvolvida, ciência avançada, revitalizando as tradições nacionais e a rica cultura.

Mais importante ainda é que não houve um único conflito étnico ou religioso no país, Belarus atual é um exemplo europeu de paz e estabilidade.

No cenário mundial, Belarus consolidou firmemente o status de um país pacífico que sabe, por experiência própria, o quanto custa manter a paz e o seu ponto de vista, não perder a voz nas condições atuais de conflitos políticos pela liderança.

Um lugar importante na política externa de Belarus ocupa o fomento de diálogo igualitário e de cooperação plena com todos os nossos parceiros internacionais, inclusive o Brasil.

Em seu discurso Tserkovski enfatizou a importância das relações bilaterais Brasil-Belarus e que em 2018, o volume de comércio belarusso-brasileiro ultrapassou 700 milhões de dólares norte-americanos.

Continuamos desenvolvendo a cooperação na área de petroquímica, metalurgia ferrosa, engenharia mecânica e têxtil.

Belarus adquiriu um lote de aviões brasileiros da Embraer e as negociações para novos fornecimentos estão em andamento.

Atualmente é um país que olha para o futuro, seguindo firmemente o caminho escolhido para alcançar o objetivo mais importante – uma Belarus próspera, um país que não ameaça ninguém, no qual se valoriza a paz, a estabilidade e o bem-estar. 


Com informações do portal R10 Fonte: Caroline Oliiveira