Embaixador Ibrahim Alzeben relembrou episódios diplomáticos marcantes
e reforçou a importância do apoio do Brasil para a solução dos conflitos na região
A Embaixada do Estado da Palestina e a Federação Árabe Palestina do Brasil promoveram quarta-feira à noite (3) um jantar em homenagem aos 40 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Palestina. 

A confraternização ocorreu no prédio da embaixada, em Brasília, e reuniu cerca de 70 pessoas, entre deputados, senadores, diplomatas e integrantes de associações representativas e comunitárias.

O objetivo do encontro foi aprofundar as relações bilaterais entre os países, especialmente no campo econômico e na área do turismo. Um dos assuntos debatidos foi a ativação do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e Palestina, assinado em 2011 pelo Brasil, aprovado em comissão especial da Câmara dos Deputados em 2017, mas que ainda depende de detalhes para entrar em vigência.
Sidney Romeiro, diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, disse que Itamaraty está disposto a aprofundar relações com o mundo árabe
Durante o encontro, o embaixador Ibrahim Alzeben relembrou episódios diplomáticos marcantes e reforçou a importância do apoio histórico do Brasil para a solução dos conflitos na região e para o reconhecimento internacional do Estado Palestino. “Nos sentimos satisfeitos e orgulhosos das relações deste grande país e deste grande povo, que nunca hesitou em apoiar a justa causa do povo palestino pela independência, soberania e pela paz”, disse.

<O presidente da FEPAL, Ualid Rabah, tratou da disposição – também histórica – da comunidade palestina para contribuir com o crescimento brasileiro. “Em nós, palestinos, habita o sincero desejo de aprofundar essa amizade, inclusive porque queremos contribuir para que o Brasil seja um país ainda mais importante na cena internacional, uma potência mundial à altura de sua real importância”, falou.

Para Ualid, o fortalecimento das relações diplomáticas e econômicas do Brasil no Oriente Médio é fundamental para a solução da “Questão Palestina”. Ele ressaltou o valor da cooperação para o desenvolvimento conjunto de campos como ciência, indústria, agricultura e, especialmente, turismo. Segundo ele, com disposição e trabalho, é possível aumentar o número de brasileiros que visitam a Palestina.

“O parlamento tem papel importante no ativar destas ferramentas e vontades”, disse Ualid às autoridades. “Isso também nos faz irmanados nesta noite. Nossas relações precisam ser aprofundadas e melhoradas. A paz é construída, também, através dos encontros dos interesses legítimos, em boa parte econômicos”.

O diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Sidney Romeiro, foi outra das autoridades presentes. Ele informou que o Itamaraty está disposto a aprofundar suas relações com o mundo árabe e que o Brasil, se depender de seus esforços, seguirá sua linha diplomática de buscar a paz na região.
Senadora,Renilde Bulhões embaixador Ibrahim Alzeben e Malu Silva (jornalista)
Deputado Federal (DEM) Zacarias Calil e esposa , Malu Silva, Dra Rivânia Resende, embaixador Ibrahim

Embaixador Ibrahim e casal o Deputado federal Dr.Zacarias Calil e esposa
 Sayid Marcos (Secretário Geral ) Ibraspal e deputado Federal Mauro Nazid
Embaixador do Egito Alaa Roushdy ,Drª Rivania Resende Malu Silva Jornalista e Almed 
Sayid Marcos e Mauro Nazid, Malu Silva e Renildes Bulhões (Senadora Prol AL)
Com informações da Fepal  E Fotos:Malu Silva

http://www.fepal.org.br/fepal-e-embaixada-celebram-os-40-anos-de-relacoes-diplomaticas-entre-brasil-e-palestina/