Saiba como combinar as características da sua pele com as opções oferecidas no mercado e não erre. E se a base ainda assim 'craquelar', veja o que fazer
Recentemente, a influenciadora Mari Maria recebeu diversos comentários nas redes sociais sobre o lançamento de sua linha de maquiagem. As consumidoras falavam principalmente da base — que, para muitas, não teve o efeito desejado e acabou ficando seca. 

A questão fez com que um segundo tópico fosse discutido: afinal, como escolher a base certa para a sua pele? 
Antes de mais, é importante falar que é normal não encontrar um produto que não combina com você, ainda mais com tantas novidades no mercado. Isso vai depender do seu tipo de pele, que pode ser mais seca ou oleosa, e ir observando o efeito do produto sobre ela. Isso serve no caso de como escolher a base certa , por exemplo, ou qualquer outro cosmético. 

Para te ajudar a encontrar a base perfeita, o  Delas conversou com Priscila Monteiro, que é make-up artist do Allummê by Wesley Nobrega. Segundo a profissional, a principal coisa que você tem que ver é o tom: "A base tem que ficar uniforme, igualada com o tom da pele", diz. 

sso significa que se o tom da base ficar mais claro ou escuro do que a sua pele, vai saber na hora que "errou a mão" ao escolher esse produto. Agora, existem outras questões que também valem a pena ficar de olho para não destruir a sua make, como: 

1. O seu tipo de pele ; 
2. Se quer uma base com alta ou baixa cobertura (para esconder uma determinada mancha, por exemplo, só é possível com um produto com alta cobertura, agora se quiser só deixar o tom da pele uniforme, vale uma base mais fluida e leve); 
3. Preferência a produtos não testados em animais, o que significa mais tecnologia;  
4. Se a embalagem permite maior aproveitamento do produto (a embalagem pump é um tipo que facilita a aplicação e não tem desperdício);  
5. Se você prefere usar a esponja ou pincel na aplicação. 

Observe também se a embalagem é original, a data de validade e os ingredientes utilizados na formulação do produto. "Produto falsificado pode causar alergia e até manchar a pele. Outra coisa é que se você tem pele oleosa e compra uma base para pele seca, além de deixar o tom da pele esquisito, ainda pode causar acne", explica a profissional. 

A base oxidou, secou ou ficou craquelada na pele; e agora?
Priscila explica que se o produto ficar craquelado ou secar na área próxima ao nariz ou buço significa, provavelmente, que é a base errada para você. "Pode acontecer por conta da pele ser muito seca e você ter comprado para pele oleosa. Outra razão é que a sua pele pode estar em processo de descamação, devido a temperatura ou clima." 

Nesse caso, uma das soluções é misturar um pouco de hidratante na embalagem da base para isso não acontecer. "Vale ainda descobrir o que você tem mais afinidade: usar esponja ou pincel para espalhar bem a base e não deixá-la secar no nariz", completa. 

Dá para corrigir sem precisar remover a maquiagem  ? A resposta é não. Caso ela fique com um efeito diferente na pele e você já tenha finalizado com pó, a melhor opção é remover tudo e começar de novo. Se o resultado continuar diferente do que você deseja, a solução é colocar as dicas de como escolher a base certa em prática e trocar o produto. Na hora da compra, teste o produto na loja para ter certeza que funciona para você. 


Fonte: Delas - iG
https://delas.ig.com.br/beleza/2019-08-29/como-escolher-a-base-certa-para-voce.html