Estudante participava de brincadeira de boas-vindas do curso de Biotecnologia. Ele foi levado para o hospital com ferimentos e inconsciente.

Um trote estudantil do curso de Biotecnologia da Universidade de Brasília (UnB) terminou com um estudante de 17 anos em coma induzido, nessa quinta-feira (29/08/2019).
Segundo informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), agentes da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) tomaram conhecimento de que o aluno ingeriu de forma excessiva bebida alcoólica (vodca e cachaça), o que teria resultado no coma alcoólico.

Ainda segundo a corporação, o jovem bateu a cabeça ao entrar em um veículo de aplicativo de transportes, que o levou ao Hospital Universitário de Brasília (HUB), acompanhado por outros dois estudantes. O caso está sendo apurado.

A família, entretanto, suspeita que ele tenha sido forçado a tomar bebida alcoólica e que alguma substância possa ter sido misturada à bebida.
De acordo com testemunhas, a família do rapaz só soube do caso mais de uma hora após ele chegar ao hospital, quando uma funcionária da unidade de saúde entrou em contato com os responsáveis.

Há informações de que ele teria dado entrada no HUB com parada cardiorrespiratória e, posteriormente, o quadro evoluiu para o coma induzido. O estudante chegou ao hospital inconsciente e com machucados nas pernas, além de um corte na cabeça. Ainda não se sabe se ele foi agredido.

Em nota, a UnB lamentou o incidente e informou que a administração vai instalar, ainda nesta sexta-feira (30/08/2019), comissão de investigação para apurar as circunstâncias e as responsabilidades. “A chegada da universidade é um momento de alegria, que deve ser celebrado, mas com condutas apropriadas ao ambiente acadêmico. Trotes são proibidos na instituição e, desde o ano passado, festas nos quatro campi não estão autorizadas”, diz trecho do texto.

Segundo informações da UnB, por volta das 17h desta quinta-feira (29/08/2019), o calouro foi levado por dois colegas para o HUB, desacordado e com um corte na cabeça, após o trote nas imediações do Instituto de Ciências Biológicas. A vítima foi imediatamente atendida e os exames feitos na emergência descartaram a possibilidade de traumatismo.

Devido ao rebaixamento do nível de consciência, o HUB disse que foi necessário sedar e entubar o estudante durante algumas horas, para proteção da via aérea. Por volta das 22h, após a redução da sedação, ele despertou e o tubo foi retirado.Ele passou a noite internado, mas fora de perigo e deve receber alta nas próximas horas.

“A administração está, desde o início, em contato com a família, prestando toda a assistência necessária. A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária do Decanato de Assuntos Comunitários (Dasu/DAC) também está acompanhando o caso e oferecerá assistência psicológica”, esclareceu.

Festas com bebidas alcoólicas

Em novembro de 2018, a UnB decidiu suspender autorizações para a realização de festas com bebidas alcoólicas nas dependências da instituição.

A reitoria tomou a decisão após dois episódios de violência ocorridos no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, como o assassinato do jovem de 19 anos, Renan Rafael da Silva Barbosa, em 2 de novembro de 2018. No mesmo dia, uma aluna do curso de antropologia foi espancada por sete rapazes. Felizmente, ela não ficou ferida gravemente.