Tecnologia portátil promove experiência com a fotografia e reflexão sobre o “belo”

Por Francianne de Fátima

"Vilã" na maioria das situações que envolvem sua relação com o ser humano, a tecnologia parece estar alcançando seu propósito nesse relacionamento de tantos altos e baixos. A pandemia de Coronavírus nos mostrou isso. Aulas e reuniões de trabalho, por exemplo, passaram a acontecer de forma remota, graças às ferramentas digitais que também podem ser acessadas pelo celular.

No caso deste em especial, além do acesso às aulas, o objeto ainda é usado na realização das atividades. Com base no conteúdo “arte e tecnologia”, os alunos do 9º ano usaram seus smartphones no registro de coisas, pessoas e lugares, tudo clicado de dentro de casa. A ideia era que colocassem em prática o que fora aprendido com o professor e fotógrafo Luís Cláudio Pachá.

O especialista que soma 10 anos de experiência nas áreas de moda, fotojornalismo e eventos, como teatro e shows, participou de uma live com a professora Aline e as turmas. A partir dos relatos e explicações do fotógrafo, que acentuou alguns segredos da fotografia, os estudantes retrataram, pelas “lentes” do celular, aquilo que consideravam “belo” e fascinante aos olhos.

Situações do cotidiano, que passaram a ser observadas de maneira diferente e a fazer parte da vida de muitos, foram registradas com o uso dos modernos aplicativos que os aparelhos possuem. Nas imagens, a natureza bela e genuína serviu de inspiração aos adolescentes e foi destaque nas fotos. Talvez a escolha tenha sido pelo fato de ser a única coisa que um vírus não conseguiu atingir... 


Fonte: CCI & CCI Sênior