Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação


Neste ano a pandemia do coronavírus impactou o mundo inteiro, alcançando também o projeto Do Lixo ao Luxo, cuja programação começou com exposição panorâmica, em fevereiro, no Centro de Criatividade Infanto-juvenil - Colégio CCI, em Samambaia/DF. Mas se abriu mão das oficinas presenciais, nas quais se ‘transforma coisas sem valor aparente, em coisas de valor inestimável, por meio da criatividade, da arte’.

Contudo, o isolamento social não interrompeu o projeto Do Lixo ao Luxo, capaz de transformar inclusive a si próprio... Partiu-se então para vídeoaulas, práticas e teóricas.  As vídeoaulas práticas trataram sobre o suporte da arte, temas e desenhos, técnicas de pintura, materiais e colagem, acabamento e destinação da obra pronta. Sempre tendo em vista as metas do desenvolvimento sustentável, propostas pela ONU, até 2030.

Nas aulas teóricas se tratou da ‘história da arte, na visão Do Lixo ao Luxo’. Com base na geociência aplicada às artes, abordou-se os conceitos de história e arte, a idade da Terra e da humanidade, arte pré-histórica, antigas civilizações, período medieval, renascimento, modernidade, contemporaneidade e arte sustentável, destacando as artes plásticas, as artes práticas, o lixo e o luxo, comuns a toda a humanidade.

Idealizado pelo artista plástico e jornalista Élton Skartazini, realizado em parceria com o Colégio CCI, o projeto Do Lixo ao Luxo trata a arte, a criatividade, a história, a ciência e a filosofia, como coisas essenciais para o aprendizado e a evolução do ser humano e do planeta Terra, com seus reinos mineral, vegetal e animal. Em 2021 o objetivo é firmar novas parcerias, para ampliar o conhecimento e a arte, dentro e fora da escola.

Mais informações 
(61) 3048.8200 (Colégio CCI) | (61) 9 9908.4963 (Skartazini)