Hoje é dia dos brimos e das brimas! Somos mais de 15 milhões, entre imigrantes e descendentes, de famílias cristãs e muçulmanas, provenientes de diferentes nações, mas sempre estivemos unidos pela nossa forte identidade e por uma história de muita luta que nos torna todos irmãos e irmãs. 

Desde que começaram a desembarcar no Brasil, no final do século 19, vindos de países como o Líbano, a Síria, a Jordânia e, claro, a Palestina, os árabes contribuem para a formação social, econômica e cultural do país. Um povo caloroso, de veia empreendedora, que não demorou para se ajustar à sociedade local e a fazer a diferença no desenvolvimento das cidades. 

As influências árabes no Brasil vão muito além das conhecidas lideranças empresariais e políticas, vão para além também da nossa riquíssima culinária, da literatura e de outras formas de expressão de arte, como a teledramaturgia. Elas estão espalhadas por praticamente todas as áreas do conhecimento, com contribuições profissionais significativas na Medicina, no Direito, em Tecnologia, na Educação e em vários campos das Ciências Humanas e Sociais. 

Nós, palestinos e palestinas, valorizamos demais essa amizade. E agradecemos sempre o apoio e o carinho que a grande maioria da comunidade árabe nos oferece na nossa luta por reconhecimento e libertação. 

Que nossa história comum de povos migrantes siga servindo de exemplo para uma defesa irrestrita de uma nação aberta e soberana. E que a gente possa ajudar o nosso Brasil a retomar o caminho de uma diplomacia altiva, que sempre esteve ao lado da autodeterminação dos povos e do direito humanitário e internacional. 


Mabruk!