Utilizar plantas medicinais está associado ao ser humano no sentido da evolução da espécie que há milhares de anos utilizam a Fitoterapia, terapia pelas plantas.


Desde os primórdios, as ervas medicinais são utilizadas, inclusive em rituais de cura, para fins terapêuticos. Os índios, há séculos, por meio dos xamãs ou pajés, passam o conhecimento empírico de geração em geração.

As comunidades quilombolas também representam grande importância na cura pela Natureza por meio de ervas de origem africana, são guardiões de sementes. Ao juntar as ervas indígenas e africanas com as ervas trazidas pelos europeus, resultou numa rica diversidade brasileira atual.

Uma diversidade que precisa ser mais pesquisada, exemplo das florestas, nelas existem remédios para quase tudo. Juntar o conhecimento tradicional com o conhecimento científico já é uma tendência mundial que já prevê em 20 anos farmácias com 80% dos medicamentos a base de plantas medicinais, igual como aconteceu com a evolução do fax para o e-mail.

E neste momento difícil, de Pandemia, plantar ajuda a diminuir as preocupações e ansiedades. É neste contexto, que cuidar das plantas faz bem em casa e no apartamento também. Jarros com plantas medicinais e um chá colhido pela própria pessoa.

Plante alecrim, excelente para o estômago e gera sensação de alegria, é conhecido por alegrim também. E não esqueça do boldo, da hortelã, do capim-santo, da camomila, da erva-cidreira, da espinheira-santa, esta última já é oferecida pelo SUS em alguns postos de saúde após prescrição médica, é excelente para curar gastrite e úlcera, além do Guaco utilizado nas soluções de problemas no sistema respiratório.

Ter um farmácia viva é fundamental, um horto medicinal pode ser instalado em casas e apartamentos(horto vertical). Valorize o comércio local, compre jarros, terra e plantas sempre próximo de sua região.

Cuidar da saúde é longevidade!