Já que o Lago Paranoá é um dos maiores espelhos d’águas do país com excelente nível de balneabilidade e navegação, a canoagem  é um esporte que já se tornou tradição em Brasília, uma das cidades com grande número de praticantes de atividades físicas regulares. 


Recentemente, com a ampla divulgação do esporte nas Olimpíadas de Tóquio, as atividades esportivas, especialmente ao ar livre,  ganharam mais destaque  e a canoagem só cresceu,  como relata a professora e atleta Fernanda Rachid Machado, que inaugurou neste período uma escola que oferta três modalidades a remo no setor esportivo Sul, no Clube da ASSTJ. 

As atividades de remo: caiaque, stand up e a va’á poderão ser  realizadas em grupo ou individualizadas a depender da necessidade ou desejo do aluno. Com exceção do aluguel de equipamentos, todas as práticas são orientadas e acompanhadas por profissionais especializados. Para as atividades continuadas serão realizadas anamneses e relatórios de acompanhamento conforme especificado no item avaliação.

“Muito embora sejam classificados em modalidades diferentes da canoagem, o stand up e a va’á  estiveram nas suas origens vinculados à canoagem e recentemente, emanciparam-se, criando suas  suas próprias confederações e regulamentações”, explica a atleta que resolveu colocar passar adiante os seus conhecimentos e desenvolveu uma metodologia própria para os esportes a remo. 

As diferenças entre as modalidades são basicamente essas:

Canoagem utiliza a embarcação denominada caiaque, remos com duas pás, onde o canoísta permanece sentado. 

Stand Up Paddle utiliza uma prancha, um remo grande com um pá e o remador permanece em pé. 

Va’a utiliza uma canoa acoplada com uma ama, um remo pequeno de uma pá e o remador permanece sentado. 

Mais sobre a Escola Fernanda Rachid e a Canoagem Inclusiva

A Canoagem inclusiva, é uma proposta de educação em movimento por meio de esportes a remo e outras práticas corporais direcionado à pessoa com deficiência, familiares, idosos, mulheres, crianças e adolescentes e também outras pessoas que não são diagnosticadas mas que possuem alguma dificuldade motora ou psicossocial. O Remando Juntos é um projeto que surgiu no ano de 2019 a partir das experiências profissionais e desportivas da professora e atleta Fernanda Rachid Machado. Mestre em Educação Ambiental e Ecologia Humana, Pedagoga, Bacharel em Educação Física, professora e atleta de canoagem com ampla experiência e títulos na modalidade, resolveu colocar em prática todos esses conhecimentos no desenvolvimento de uma metodologia própria para o aprimoramento humano, entendo o sujeito como um ser integral: corpo, mente e coração.  “Ainda este ano esperamos ampliar o projeto para demais públicos da sociedade que, embora não necessariamente sejam diagnosticados com alguma deficiência, também necessitam de um atendimento diferenciado, individualizado e sobretudo humanizado, em que os sujeitos sejam acolhidos e reconhecidos nos seus potenciais e também encorajados a se superarem.”, acrescenta Fernanda.

SERVIÇO:

Turmas de Canoagem:

As turmas de iniciação à canoagem serão formadas a partir da demanda do público adulto com autonomia para a execução das atividades propostas. As  atividades acontecerão sempre em grupo com atividades direcionadas dentro e fora da água com acompanhamento de profissional. Será iniciada a partir de 4 inscritos podendo chegar até 10 participantes. 

As atividades terão duração de 1 hora e meia aproximadamente. Serão realizadas duas vezes na semana.

Kids - Teen Canoagem:

Atividades desenvolvidas exclusivamente para o público infanto juvenil no contraturno escolar. Uma vez por semana, durante o período de três horas, as crianças e adolescentes participarão de práticas corporais e experimentações dentro e fora da água por meio de atividades como jogos, brincadeiras, acompanhamento pedagógico e canoagem. 

Todas as atividades serão orientadas e acompanhadas por profissionais especializados. As turmas serão abertas a partir de 4 inscritos, podendo chegar a 10 participantes.

Aluguel de Equipamentos:

Será ofertado o serviço de aluguel de equipamentos para uso de lazer e práticas desportivas durante os finais de semana e feriados, desde que haja demanda. 

Um instrutor estará disponível para fazer o aluguel e passar as orientações básicas sobre o uso dos equipamentos e do esporte, mas não acompanhará as atividades na água. 

Remando Juntos:

Serão ofertadas atividades dentro e fora da água de canoagem e outras práticas corporais visando a reabilitação, inclusão, autonomia e desenvolvimento integral do sujeito atendido.  Nesse sentido, também inclui-se a iniciação e aprimoramento técnico desportivo bem como da participação e lazer.

Os atendimentos acontecerão em pequenos grupos (até quatro pessoas) ou individualizados, de acordo com as necessidades e interesse.  Serão conduzidos por profissionais especializados a partir de uma metodologia própria desenvolvida especialmente para esses fins. 

As atividades terão uma hora de duração aproximadamente. Poderão ser agendadas de uma a duas vezes na semana.

Vivências em Canoagem, Educação e Cultura:

As vivências em canoagem são práticas recreativas e de lazer voltados para grupos e famílias com vistas à promoção da cultura, educação e bem estar por meio de atividades coletivas evidenciando o meio natural e a interação com o ambiente em uma relação sustentável e divertida. 

As vivências deverão ser agendadas previamente com a professora responsável que juntos definirão o escopo das atividades que poderão ter duração de 1 hora a 3 horas, a depender dos objetivos. 

Horários das aulas e atividades 

Segunda à Sexta – de 7h às 18h 

(turmas em horários marcados e agendamentos prévios de aulas e vivências coletivas e individuais)

Sábado e Domingo – de 9h às 17h 

(a partir de agendamentos de aulas e vivências coletivas e individuais e aluguel de equipamentos)

Escola de Canoagem Fernanda Rachid

Local: Clube da ASSTJ

Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul 1 1 B - Asa Sul, Brasília - DF, 70200-001

Telefone: (61) 3242-6048

Celular: (61) 98464 4698

www.euremosorrindo.com.br

Instagram: @euremosorrindo  @remando.juntos