As acomodações do Airbnb.org oferecem um espaço para que os refugiados afegãos possam descansar e se recuperar.  

Graças à generosidade de quem está ajudando, o Airbnb.org está comprometido em oferecer acomodação temporária para 20 mil refugiados afegãos em razão da crise no Afeganistão. O esforço está sendo financiado pelo Airbnb, Brian Chesky e outros doadores, incluindo anfitriões no Airbnb.


Muitos de vocês também abriram suas casas para refugiados gratuitamente ou com desconto, recebendo-os até que sejam reassentados em novos lugares ao redor do mundo. Recentemente, conversamos com uma anfitriã e um hóspede no Airbnb.org sobre suas experiências e o que o programa significou para eles.


Alguns nomes foram alterados para proteger a privacidade das pessoas envolvidas. 

Criatividade e cura em uma nova terra 

Recentemente, Shaheen deixou o Afeganistão e está começando uma nova vida nos Estados Unidos. Deixar sua casa, esposa e três filhos tem sido uma jornada difícil, mas ele encontra conforto em suas caminhadas, meditação e trabalho criativo. Ele caminha em um parque perto de sua nova casa, senta no porto e tira fotos das montanhas, árvores e flores. Depois, usa as fotos como referência para suas pinturas.


"Eu alivio o estresse do dia pintando e praticando caligrafia", conta ShaheenEssas práticas mantém suas raízes e a conexão com sua casa no Afeganistão, enquanto lida com o fato de estar longe de sua família. 


"Fisicamente estou aqui, mas mentalmente lá", ele diz. Shaheen conta que a experiência de um refugiado inclui viver o luto do que passou, se ajustar a um presente desconhecido e conviver com a incerteza do futuro. 


"Essa não é só minha história, mas a história de milhares de pessoas", afirma ele. "É muito difícil seguir esse caminho. Você não sabe fazer compras, não sabe escrever. É tudo diferente." 


Após sua chegada aos Estados Unidos, Shaheen buscou estabilidade e um senso de comunidade. Para facilitar o recomeço, ele recebeu dinheiro e mantimentos dos Serviços Sociais Luteranos e uma acomodação gratuita através do Airbnb.org. 

A estadia ampliou a visão que Shaheen tinha sobre o que significa ter uma casa e fazer parte de comunidade de formas que ele não esperava. 

"Sinto como se estivesse na minha própria casa. Mesmo que não conheça a região nem as pessoas, sinto que estou seguro. Sou feliz aqui.


— Shaheen,  

um refugiado afegão nos EUA 

Shaheen diz que também aprecia a relação que criou com sua anfitriã. Esta é a primeira vez que Shaheen fica em um apartamento, e a anfitriã mostrou a ele como usar um cofre e entrar no prédio. Eles planejam almoçar juntos antes de Shaheen se mudar para seu próximo destino.

 

Shaheen ainda está buscando um equilíbrio entre sua nova vida nos Estados Unidos e a vida que deixou para trás no Afeganistão. Enquanto Shaheen espera para se reencontrar com sua família, encontra esperança no poder da palavra falada. "Eu só quero compartilhar a voz do meu coração," ele diz. "Quero paz para mim e para o meu povo. Quero dar esperança aos meus filhos, daqui. Quero que eles conheçam a liberdade." 


Fonte: portal Airbnb.org