Há mais de dois anos que o Artigo 370 foi abolido pelo Governo da Índia, e o estado de Jammu e Caxemira bifurcado em dois Territórios da União (UT) de Jammu e Caxemira (J&K), e Ladakh. 

Esta mudança facilitou o desenvolvimento socioeconômico nos novos territórios da União, dando poder às pessoas, eliminando leis injustas, trazendo equidade e justiça para aqueles discriminados desde tempos imemoriais.  

Os caxemires marginalizados estão agora recebendo seus direitos através de um desenvolvimento abrangente e isto está abrindo o caminho para a paz e o progresso, pois a revogação do Artigo 370 permitiu que os benefícios de todos os programas emblemáticos do Governo chegassem e beneficiassem o povo de J&K e Ladakh.

Após a remoção do Artigo 370, o governo indiano, sob a liderança do Primeiro Ministro Narendra Modi, não deixou pedra sobre pedra para ajudar o povo de Jammu e Caxemira a melhorar seu terreno. O governo está investindo em infraestrutura e capacitação, o que proporcionará aos caxemires uma oportunidade contínua de melhorar suas perspectivas de carreira. Por exemplo, sob o Pacote de Desenvolvimento do Primeiro Ministro, 54 projetos foram identificados com o investimento de USD 7,5 bilhões. 

A J&K está prestes a atingir grandes avanços e muito progresso tem sido feito na integração do estado com a agenda geral de desenvolvimento do país. Esta região, que nunca foi conhecida por sua infraestrutura, oportunidades de emprego e faculdades profissionais, mas agora as coisas estão prestes a mudar. A J&K terá em breve a ponte ferroviária mais alta do mundo sobre o rio Chenab que ligará o Vale com o resto da Índia. Esta ponte de última geração, que tem um vão central de 467 metros, está sendo construída a uma altura de 359 metros do nível da superfície e estará funcionando em 2022.

Pela primeira vez após sete décadas, a Constituição da Índia e todas as 890 leis centrais são plenamente aplicáveis à J&K, sendo próprias para as mulheres e pessoas de grupos socioeconômicos vulneráveis. Outra iniciativa louvável do governo diz respeito a remediar a injustiça para as mulheres. Após a remoção do Artigo 370, as mulheres da J&K podem agora comprar imóveis e transferir propriedades para crianças, mesmo que se casem com um não-residente. Além disso, muitos programas foram lançados para capacitar as mulheres e ajudá-las a ganhar seu sustento.

A juventude foi identificada como o centro de gravidade do processo de desenvolvimento. Esforços sustentados estão sendo feitos pelo Governo da UT para a criação de conjuntos de habilidades, fornecendo apoio financeiro para educação, treinamento e empreendedorismo e geração de empregos tanto no setor governamental quanto no privado. Os jovens têm uma vocação para empregos no governo e, embora isto seja um bom sinal, há uma necessidade de promover o empreendedorismo e a iniciativa privada para que os jovens possam realizar todo o seu potencial.

Há um novo amanhecer na J&K à medida que a região avança para desfrutar de todos os frutos da democracia e da liberdade garantidas pela Constituição da Índia.