Itens foram doados pelo projeto Fluxo sem Tabu em parceria com o Transforma Brasil 

Você já imaginou não ter água, papel higiênico ou protetores durante o ciclo menstrual? Essa é a situação de muitas mulheres, segundo relatório lançado em 2021 pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que traça um panorama alarmante da realidade menstrual vivida por jovens brasileiras. De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil mulheres vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

A população feminina brasileira também está sob situação de grande vulnerabilidade envolvendo outros serviços básicos que são essenciais para garantir a dignidade menstrual: 900 mil não têm acesso a água canalizada em seus domicílios e 6,5 milhões vivem em casas sem ligação à rede de esgoto. Com o objetivo de amenizar a situação das moradoras do Distrito Federal e Entorno, o TGS Solidário, em parceria com o projeto Fluxo sem Tabu e o Transforma Brasil, distribuiu mais de 2,8 mil pacotes de absorventes para 20 projetos cadastrados na plataforma de voluntariado. Projetos como No Setor, BSB Invisível, Instituto Barba na Rua e Instituto Maria Bonita foram contemplados com as doações.


“Ficamos sensibilizados com o relato de centenas de mulheres que, por não terem condições ou acesso a materiais íntimos, recorrem a formas precárias de proteção. As doações farão a diferença e precisamos de mais voluntários envolvidos nessa corrente do bem”, afirma Maíra Garcia, gerente de marketing do Taguatinga Shopping.

“A pandemia agravou as dificuldades das mulheres que vivem em situação de rua no DF e enquanto elas lutam por uma oportunidade de emprego e moradia, as doações voluntárias são fundamentais", completa Amanda Cortez, coordenadora de mobilização do TGS Solidário. Quer ajudar? Saiba como fazer a diferença!

O Taguatinga Shopping também disponibiliza no Balcão de Informações (Piso 1) uma caixa para coleta de absorventes, que serão destinados às mulheres em situação de rua. Além disso, interessados também podem fazer doações de kits de higiene menstrual acessando o site https://www.fluxosemtabu.com/.

Sobre o TGS Solidário  Criado em 2017, o projeto permeia diversas frentes de ações do Taguatinga Shopping. Em sua vocação de centro de compras, soluções e serviços, o empreendimento passou a contar com um novo fundamento: “fazer com propósito”! Movido pela solidariedade e pela missão de transformar vidas, o TGS Solidário acredita que somente todos juntos podem causar, de fato, mudanças no mundo e no local onde vivemos. Em abril de 2019, em parceria com o Transforma Brasil e fazendo parte de uma estratégia nacional, lançou a plataforma de voluntariado e engajamento cívico no Distrito Federal. O projeto incentiva, por meio de uma ferramenta de tecnologia social on-line, que boas ações encontrem voluntários, conectando pessoas a vagas de voluntariado ofertadas pelos projetos sociais de Brasília cadastrados na plataforma. As ações de campanhas e projetos do Taguatinga Shopping e da plataforma somam mais de 1,4 milhões de pessoas impactadas, 60 toneladas de alimentos doados, mais de 8.820 itens arrecadados (entre roupas, kits escolares, produtos de higiene, brinquedos, cobertores, cabelos para perucas, ração, entre outros). Juntos transformamos vidas! Confira ações e outras informações do projeto em https://tgssolidario.com.br/