Repórter: Élton Skartazini

8 de março é o ‘Dia Internacional da Mulher’. A data comemora conquistas sociais, políticas e econômicas, alertando sobre graves problemas de gênero, que persistem na sociedade humana, amedrontando a humanidade. Sábado (5) inaugurou, no Complexo Cultural Samambaia, a exposição ‘Expressões de Uma Depressão’, que vai até dia 15/03/2022. Artes plásticas, dança, música e teatro expressam a necessidade da luta.

Realizador do evento, o Instituto de Formação e Empoeiramento Malalas - IFEM, criado e presidido por Sandra Tomé, “tem como missão lutar contra injustiças e atos de violência, como o feminicidio, educando a sociedade com respeito ao ser humano, independente do gênero, credo, raça ou classe social. Sofri violência na vida, reagi, me levantei e fui à luta, para ajudar outras mulheres”, diz a presidente, artista autodidata.

A adesão à iniciativa do ato mostra a amplitude da causa: o coral ‘Levando a Vida’ pede respeito às mulheres; a rapper Malu narra episódios dolorosos; a peça ‘Eu me levanto’ encoraja mulheres a reagirem contra a violência doméstica; a dança do grupo cigano ‘Luz das Estrelas’ reflete a ancestralidade da causa; a exposição de artes plásticas expressa a depressão e a luta, em quadros, esculturas, fotografias, cartazes...

Terça feira (8), será servido um café da manhã, num encontro com falas de mulheres sobre suas condições de vida e meios de superar. Ainda sem sede própria, o Instituto Malalas proporciona acolhimento moral, psicológico e Empoderamento para mulheres em situação de risco, se afirmando na sociedade. Cria núcleos residenciais, com a adesão de voluntárias que queiram e possam somar nessa luta. A participação é livre!

Mais informações: (61) 98108.1735 (Sandra Tomé) e 99203.9090 (Lindinalva Gomes)

#DiaInternacionaldaMulherSamambaiaDF #ConquistasSociaisPoliticasEconômicas #Equidadedegeneros #Igualdadededireitos #Porummundomelhor


Élton Skartazini + 55 (61) 9 9908.4963