O cinema belga tem seu próprio estilo. Seja na língua francesa ou flamenga, é possível reconhecer o pequeno 'toque local' às vezes surreal. Se você gosta de cinema, e do cinema belga em particular, é hora de dar sua opinião. 

A temporada de premiações no mundo do cinema está começando. A cerimônia dos Prêmios Magritte, em 12 de fevereiro, mostra a excelência do cinema belga de língua francesa. Segue-se de perto a cerimónia do César em Paris, que premeia os filmes lançados em França e este ano tem três atrizes belgas entre os nomeados.


Virginie Efira concorre ao título de Melhor Atriz (Benedetta), Cécile de France (Illusions perdues [Lost Illusions]) de Melhor Atriz Coadjuvante e Salomé Dewaels (Illusions perdues [Lost Illusions]) de Atriz Mais Promissora. A Flandres não fica atrás, pois no dia 12 de março a gala Ensor premiará o melhor do cinema flamengo em Ostende. 


Enquanto a Bélgica está bem representada no mundo do cinema graças aos seus talentosos atores e atrizes, isso também é graças aos seus diretores, figurinistas, engenheiros de som, roteiristas... que às vezes são requisitados do exterior. E as pessoas às vezes vêm de longe para nossos locais de filmagem, nossas empresas de dublagem e nossos especialistas em efeitos especiais. 

Uma verdadeira indústria está ajudando a espalhar nossa influência cultural em todo o mundo. 
 
Mas e o seu ator ou filme belga favorito? Participe da nossa pesquisa e se precisar de inspiração, navegue em nosso Você conhece esses belgas? e Cultura ou simplesmente digite cinema em nosso buscador. 
 
E nos vemos em algumas semanas p ara o 'Focus' no cinema belga.