O
administrador regional Claudeci Martins e equipe receberam o artista plástico e jornalista Élton Skartazini, para tratar da autorização e participação da Administração Regional de Samambaia, no processo de implantação do monumento ‘Arte Rupestre’, no balão da 2ª Avenida Norte, em frente ao Parque Três Meninas. “A proposta é que seja inaugurado em outubro, mês do 33º aniversário da cidade”, disse o artista.

 ‘Arte Rupestre’ são representações artísticas pré-históricas realizadas em cavernas e superfícies rochosas. Instalado em frente ao Parque Três Meninas, esse monumento homenageia os povos primitivos que aqui viveram há uns 12 mil anos atrás, conforme indica o sítio arqueológico existente junto ao Córrego Melchior, limítrofe entre Samambaia, Ceilândia e Taguatinga/DF, no âmbito do Parque Três Meninas/Arie JK.

 

Conforme carta assinada pelo professor Clayton Braga, diretor do Colégio CCI, a proposta amplia a galeria de Monumentos para Samambaia, em conformidade com a lei distrital nº 6.028/2017, que dispõem sobre a instituição do 'Plano Samambaia, Cidade Galeria de Arte Monumental a Céu Aberto'. “Desenvolvemos esse projeto desde 2005, quando propus ao Skartazini presentearmos Samambaia com arte, em seu 16º aniversário”, conta o diretor.

 

“Autorizaremos a implantação da obra e colocaremos no local as pedras necessárias”, disse Claudeci Martins. “Além de artistas convidados, como agora é o caso do escultor Draco, queremos também realizar um ‘Concurso Público’, aberto a artistas de diversos lugares e estilos, para implantar novas obras nessa galeria”, disse o administrador orientando o gerente de cultura Ricardo Zen, tendo em vista encaminhar o processo.                                                        

Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação

 

Mais informações: (61) 3550.6230 (Adm. Reg.) e 9 9908.4963 (Skartazini)