Aldemario Araújo Castro e Pedro Ivo

Compromisso com os animais e a natureza, fim da violência contra as mulheres, negros e a comunidade LGBTQIAPN+, participação ativa da população no mandato, defesa da democracia e dos direitos humanos, mandato sem privilégios e mordomias, sustentabilidade, justiça social, combate à corrupção e valorização da eficiência e do serviço público. 

Essas são as principais propostas do advogado Aldemario Araujo Castro, candidato a deputado federal pela Rede Sustentabilidade (Rede-DF) no Distrito Federal. “Meu objetivo é contribuir na construção, como diz a Constituição, de sociedade justa, livre, solidária e sustentável”, ressaltou.

Nascido em Maceió (AL), ele é mestre em Direito, advogado, professor universitário e procurador da Fazenda Nacional desde junho de 1993. Autor de mais de 300 trabalhos escritos entre textos, artigos e livros. Foi expositor em centenas de palestras, conferências, congressos, cursos e debates. 

Recentemente, lançou sua última obra focada em ajudar os eleitores a escolher da melhor forma seus candidatos nessas eleições -  “Como escolher seu deputado. Pequeno manual para orientar o eleitor no dia 2 de outubro de 2022”.

Segundo o candidato, o livro é “uma contribuição contra o fisiologismo e o clientelismo eleitoral”. O objetivo é esclarecer pontos importantes que podem ajudar o eleitor a votar conscientemente e comprometido com as causas democráticas e populares.

Carreira - Filiado à Rede Sustentabilidade/DF desde o ano passado, ele integra a Executiva do partido. Em 2014, concorreu ao cargo de senador pelo PSOL/DF e obteve 20.697 votos. Terminou a eleição em quinto lugar entre oito candidatos e  deixou o PSOL em dezembro de 2017.

Aldemario Araújo também exerceu cargos públicos. Foi controlador-geral do DF, corregedor-geral da Advocacia Geral da União (AGU) e coordenador-geral da Dívida Ativa da União. Foi condecorado pelo Exército e pela Polícia Militar do DF.

Conselho Político Cidadão - Para garantir a participação ativa da sociedade em seu mandato e estimular a cidadania ativa, lançou o Conselho Político Cidadão durante sua campanha. O conselho é composto por pessoas de vários segmentos da sociedade e tem como objetivo manter o mandato fiel ao programa apresentado na campanha, zelar pela adoção das melhores práticas políticas, em especial aquelas voltadas para a transparência e intenso diálogo público, além de definir questões como, por exemplo, a alocação de recursos por intermédio de emendas orçamentárias.