O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), divulgou nesta segunda-feira, 07/11, a lista dos beneficiários da 2ª edição do Programa Habilitação Social, destinado à formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores.


O Programa, que recebeu 29.262  inscrições, é realizado em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), e disponibilizará até cinco mil vagas a pessoas de baixa renda inscritas no CADÚnico.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF foi responsável pela seleção das pessoas que se inscreveram nos critérios Negro, Pardo, Indígena ouTransexual.  Se você foi convocado pela Sejus, apresentou a documentação solicitada, mas não foi selecionado(a) pelas bancas de heteroidentificação, o prazo para interposição de recurso é de 07 a 11 de novembro de 2022, por meio dos e-mails: cnh.subdhir@sejus.df.gov.br e/ou cnhsocial.sejus@gmail.com.

A consulta do resultado será individual deve ser realizada direto no Portal de Serviços do Detran, por meio do link: portal.detran.df.gov.br, na aba Habilitação e na opção Carteira de Habilitação Social.

Segundo o Secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, o Programa de Habilitação Social do GDF “está em sua segunda edição e se consolida como um é um projeto pioneiro visto que também abre portas ao mercado de trabalho para as pessoas em vulnerabilidade social”.

O cidadão contemplado no Programa Habilitação Social de 2022 deverá agendar a coleta biométrica para atendimento a partir do dia 16/11 até o dia 16/12. A marcação prévia poderá ser feita pelo aplicativo Detran Digital (Detran-DF) ou ainda pelo Portal de Serviços (portal.detran.df.gov.br), a partir desta segunda-feira (7).

No dia e hora agendados para a biometria, os selecionados deverão apresentar os seguintes documentos:
I - cadastro de Pessoa Física - CPF;
II - carteira de Identidade ou equivalente;
 III - comprovante de endereço;
IV - certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação, que comprove estar cursando ou ter concluído os três anos do Ensino Médio em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em instituições privadas; e
V - comprovante de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.

Após a coleta biométrica, os candidatos selecionados terão o prazo de 40 dias para realizar os exames médicos e psicológicos em uma clínica participante do programa e, após o recebimento do resultado dos exames, se considerado apto, terá o prazo de 30 dias para matricular-se em um Centro de Formação de Condutores.

Texto: Daniela Uejo

Fotos: Jhonatan Vieira