Os idosos que participam do GMV do Sesc (Grupo dos Mais vividos) integraram um Show de Talentos junto às crianças do Projeto VOAR, que consiste no desenvolvimento da criança e de seu núcleo familiar, promovendo acolhimento a famílias em situação de vulnerabilidade social. O Show ocorreu nesta terça-feira (8), na unidade do Gama e contou com apresentações artísticas, coral com maestro, declamação de poemas,  voz e violão, entre outros.

O GMV é um projeto da Coordenação de Assistência do Sesc DF (COAS), direcionado a pessoas acima de 60 anos. Neste projeto os idosos fazem oficinas de artesanato, teatro, expressão corporal e estimulação cognitiva, tudo com o objetivo de promover mais qualidade de vida e estimular a autonomia, o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa, através de atividades socioeducativas, lúdicas e interativas.

Deusa Guedes é moradora do Gama e é integrante do GMV” Eu estava muito ansiosa, mas agora estou mais tranquila. Eu amo o projeto, é uma oportunidade de mostrar nossos talentos. Tô muito feliz!”,  diz.

Muitos integrantes do GMV trouxeram parte da família, alguns estavam na plateia e outros familiares se juntaram aos seus pais ou avós e abrilhantaram a festa.

A coordenadora da Assistência social do Sesc-Df, Adriana Costa diz que as ações foram propostas para oferecer um espaço de trocas entre as gerações. “Essas trocas objetivam o fortalecimento de  vínculos comunitários e de solidariedade, além de quebrar preconceitos e discriminações contra a idade”, diz.
O programa com os idosos é totalmente gratuito e consiste na realização de atividades que possibilitem a articulação das dimensões individuais e sociais, tornando a velhice uma fase significativa e produtiva da vida dos participantes.

Fernanda, a Supervisora de gerência da unidade parabenizou a todos. “O Sesc Gama fica muito feliz com essa intergeracionalidade. O Show é para todos vocês. Essa unidade tem muitos talentos lindos”, aponta.

O Projeto VOAR é voltado ao desenvolvimento social no Distrito Federal, para as crianças e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social, onde são realizados atendimentos integrais e de qualidade, a partir das dimensões biopsicossociais, buscando sempre estimular autonomia e o exercício da cidadania.

Yasmin  Araújo tem 10 anos e é maravilhada com o projeto Voar. “Eu amo cantar, dançar e desenhar. Aqui eu perdi um pouco da timidez fazendo apresentação com uma amiga. Sempre foi meu sonho ser atriz aqui no Sesc e até morar aqui, porque é bom demais”, disse a cantora mirim animada.

Felipe Carvalho, tem 8 anos e veio prestigiar a apresentação do irmão, já de olho em uma vaga no projeto para o próximo ano. “Eu acho o máximo esse projeto, tem natação, apresentação de teatro, coral, muitas atividades legais, às vezes tem brincadeiras depois da aula, tem passeios e muita comida boa. Hoje tô orgulhoso do meu irmão ir cantar lá na frente”, contou.

Como fazer parte dos Projetos GMV e VOAR?

Para participar do GMV é necessário ir presencialmente em uma das unidades, 504 Sul, 913 Sul, Ceilândia, Gama, Guará, Taguatinga Norte e Taguatinga Sul e levar CPF, RR e comprovante de residência.

Quem quiser integrar o projeto VOAR basta ser aluno de uma escola pública do Gama, família com renda de até 3 salários mínimos e realizar a inscrição na unidade, para fazer parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG)

Edirlene Alves é mãe de um dos integrantes do Projeto Voar e classifica o programa como maravilhoso. “Meu filho mais velho participa desde 2020 e ama demais, esse ano será o último dele e já está pesaroso por ter que sair. Estamos felizes demais”, disse.