O chá das cinco foi lançado na Inglaterra pela Duquesa de Bedford.

Era uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata e uma maneira refinada e suave de fazer uma pausa e aproveitar as boas companhias.

Fiz intercâmbio na cidade de Oxford na Inglaterra e comprovei que essa tradição realmente é levada a sério. O problema é que a maioria de nós vive correndo desesperadamente atrás de metas, novos projetos e acaba não fazendo uma parada sequer ao longo dos dias, meses e anos.

No trabalho, o famoso chá da tarde inglês está sendo substituído por 12 xícaras (ou mais) de café expresso para manter o estado de alerta, o foco, a produtividade e os resultados. Afinal de contas, o sucesso não é para os fracos. Na escola, crianças no jardim da infância, algumas órfãs de pais vivos, são submetidas a rotinas extenuantes, antes mesmo de aprender a ler ou escrever.Mais tarde, chegam ao mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente, e cumprem exaustivas jornadas de 10, 12, 14 horas em busca de sucesso, reconhecimento, produtividade, foco, excelência, sacrificando muitas vezes a alimentação, a saúde, o corpo e a alma. Doam seus valiosos tempos fazendo coisas que não gostam, para ganhar dinheiro e comprar coisas que não precisam.

E a gente não vê o tempo passar, não vê as crianças crescerem, não vê a saúde ir embora, pouco a pouco.

Um dia desses me peguei engolindo um café da manhã. Parei por um minuto, lembrei dos Washer, minha host family em Oxford. Respirei, fiz uma pausa, troquei a xícara de café duplo por uma chá e 2 torradas com geléia. Mastiguei pacientemente cada pedaço, saboreei cada gole do chá, como se estivesse meditando. Pensei na família, nas crianças e em um lampejo de consciência, pensei: certos estão os ingleses que não abrem mão do chá das 5.

E você tem dado uma paradinha para o seu chá das 5?

Agende seu horário!! (61)99251-2804 com Malu

Fonte: Portal do Mazé Maurão