Dias Mulheres Virão é o nome do evento promovido pelo grupo Elas+, dedicado a impulsionar e promover ideias e negócios de mulheres

Christiane Contreiras, Eloia Moreira, Djanira Cândida dos Santos Silva- Integrantes do grupo Elas+ __Foto de Alexandra Paz

No próximo dia 7 de dezembro, quarta-feira, a partir das 18h, o grupo de mulheres empreendedoras Elas+ ocupa o Museu Nacional da República com uma programação dedicada a discutir os rumos da economia promovida por mulheres. Dias Mulheres Virão é o nome do evento que vai reunir palestras, exposições, intervenções artísticas literárias, além de lançamento e comércio de diversos tipos de produtos, de dermocosméticos a sex toys, passando por roupas, livros, produtos gastronômicos, entre outros.

Cibele Pacheco, psicóloga, psicopedagoga e educadora, vai falar com o público sobre pertencimento, vida e trabalho em grupo, e conceitos de felicidade. Claudia Nogueira, mentora de carreiras, palestra sobre liderança feminina no mercado de trabalho, e aborda temas como influência e poder. Já a educadora financeira Gigi Melo conversa com a plateia sobre os segredos das finanças geridas por mulheres. Além das palestras haverá a participação do grupo literário feminino Maria Cobogó, que vai apresentar leituras de textos sobre o universo feminino, e exposição de telas da artista plástica Duda Crisóstomo. Haverá ainda o lançamento oficial da linha de skincare da Règener, marca de produtos desenvolvidos por Malu Santol, terapeuta integrativa que faz parte do grupo Elas+. A apresentação do evento será feita pela atriz Juliana Drummond e pelo ator e roteirista Léo Gomes.

Elas+

Eronildes Pio Teixeira, Eloia Moreira e Malu Santol - Foto de Alexandra Paz

O grupo foi fundado em 2019, e tem atualmente mais de 200 integrantes. "O que me levou a criar o Elas+ foi a vontade de desenvolver uma ação social. Todo ano a gente cria eventos e oportunidades para gerar renda e fomentar um auxílio estrutural para uma mulher de cada vez. Humanizamos esse auxílio, com um olhar completo para a história de vida de cada uma. Estamos qualificando as integrantes, para que cada uma possa aprender a fazer um plano de negócios, por exemplo. São estratégias diversas e integradas, que vão do acolhimento à instrumentalização dessa mulher.", explica a produtora Eloia Moreira, criadora do Elas+.

Cerca de 70 mulheres já foram beneficiadas pelas ações do grupo, segundo Eloia. Um dos focos dessa atuação é fomentar a economia familiar, por meio do entendimento dos potenciais que cada mulher tem, muitas vezes negligenciados por elas mesmas devido a diversas experiências de violência e opressão, e ajudá-las a transformar esses potenciais em fonte de renda. “O que fazemos no Elas+ é um acolhimento real, ou seja, criamos condições para que as pessoas tenham um espaço de fala e atuação profissional com o objetivo de conquistar autonomia financeira e de vida. A partir do momento que a mulher tem a própria renda, o próprio meio de subsistência, passa a ter mais possibilidades de não se submeter a muitos tipos de violências praticadas contra ela.", complementa a produtora.

"Nossas ações dentro do grupo são de melhoria de qualidade de vida. A preocupação principal é melhorar a vida das mulheres desse grupo. Nós somos a mão que puxa pra cima. Quando a pessoa acha que não dá pra encontrar uma solução para a própria vida, a gente ajuda ela a entender que dá pra encontrar, sim!”, comenta.


Marketplace
O grupo conta com um marketplace, lançado este ano, que reúne em uma única plataforma digital de vendas produtos desenvolvidos por mulheres. O endereço é https://elasmais.com/. Segundo Eloia, o marketpace é a primeira plataforma de negócios só para mulheres.

Règener

A linha de skincare da Règener que será lançada no evento é uma criação de Malu Santol, terapeuta integrativa e proprietária da marca, uma das participantes do Elas Mais. A Règener foi lançada em 2021, e a linha de skincare que está sendo lançada agora conta com limpador de pele, tônico, hidratante e uma loção rejuvenescedora, que combate o envelhecimento da pele e promove um efeito lifting. Todos os produtos são livres de parabenos, derivados de petróleo, sofrimento animal, e são formulados com compostos naturais orgânicos, ou seja, cultivados sem o uso de agrotóxicos.

"Além de ser um conjunto de dermocosméticos que promove beleza, também faz um apanhado da nossa mente, emoções, e traz benefícios não só para a pele, mas para o ser de forma integral. Os óleos essenciais contidos na linha de produtos são indicados para mulheres, homens e até adolescentes. Esse blend de óleos essenciais vegetais promove um equilíbrio do organismo que combate desarranjos que causam a insônia, a ansiedade e também auxilia no ajuste dos hormônios", explica Malu.

SERVIÇO

Dias Mulheres Virão
7 de dezembro, quarta-feira, às 18h
Museu Nacional da República

Entrada gratuita