Nesta terça-feira (6) é celebrado o  Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, para celebrar a data  a Sejus inicia a campanha do Laço Branco, que está presente em mais de 50 países e tem objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

A Secretaria de Justiça e Cidadania realizará a distribuição de laços brancos e cartão, visando o estímulo  à reflexão e a mobilização da população masculina pela não violência contra a mulher. Uma das ideias da campanha é promover mobilização também nas redes sociais, com reposta e marcação da pasta no Instagram: https://instagram.com/sejus_df?igshid=ZmRlMzRkMDU= . Ao usar o laço branco no dia 6 de dezembro, tire foto e marque o Instagram da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

“A Sejus reafirma seu compromisso de fortalecer ações de prevenção e combate à violência às mulheres, buscando a desconstrução de padrões violentos, transformações culturais e sociais, visando o alcance da igualdade de gênero, para a defesa e a garantia do direito de meninas e mulheres, em viver uma vida sem violência”, pondera a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

*Contexto histórico da data*

A data  do dia 6/12 foi instituída no Brasil por meio da Lei nº 11.489/2007e remete a um evento ocorrido em 1989 no Canadá, quando Marc Lepine, um jovem de 25 anos, invadiu uma aula do curso de engenharia da Escola Politécnica e ordenou que os homens se retirassem, assassinando 14 mulheres estudantes de engenharia.

O crime chamou a atenção para a necessidade de se promover debates e ações  sobre desigualdades entre homens e mulheres, dando início à Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign) adotado como símbolo à memória das vítimas daquele trágico dia e ao compromisso firmado, sobretudo pelos homens, pelo fim da violência contra as mulheres.

...