Crianças e adolescentes que não praticam nenhum tipo de atividade física podem virar adultos com diversos tipos de problemas de saúde  

 

 A prática esportiva traz inúmeros benefícios, inclusive para as crianças, é o que aponta pesquisa da Universidade de Montreal publicada no Journal of Developmental & Behavioral Pediatric. O estudo concluiu que o esporte reduz o risco de depressão na infância, além de combater o sedentarismo. O educador Victor Escobar, professor do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, afirma que é preciso ficar atento aos sinais de sedentarismo ainda na infância. 

 

“Nesta fase o corpo ainda está se desenvolvendo e precisa ser trabalhado para que se obtenha o melhor dele. Neste período, estão se formando ossos, ganhando tônus muscular e acontece o desenvolvimento neurológico, por isso, é tão importante manter as crianças em movimento, principalmente na primeira fase da vida com exercícios no solo, deixando a criança solta no chão, brincando em tapetinhos e tatames. O sedentarismo infantil pode trazer diversas consequências para a saúde das crianças. Em primeiro lugar está a obesidade infantil”, alerta Escobar. 

 

Com a pandemia, o consumo de jogos eletrônicos aumentou 75% no Brasil e a população gamer com menos de 18 anos cresceu 10%, conforme a pesquisa Game Brasil 2021. O educador físico defende que os pais devem incentivar que as crianças se movimentem e não fiquem presas nas atividades eletrônicas condicionando as respostas musculares e fisiológicas da criança. Pular, correr, rolar e dançar são algumas das atividades sugeridas pelo especialista. 

  

O professor destaca que a falta de movimento pode gerar danos para a saúde das crianças e adolescentes. “Quanto mais a criança se mexer, maior será a queima calórica e mais distante estará a obesidade. Vale esclarecer que o organismo gasta calorias mesmo em repouso, para manter suas funções vitais. Porém, sem atividades físicas, esse gasto de energia se reduz e todos os alimentos (principalmente as guloseimas) consumidos se transformam em gordura”, diz o docente. 

 

 O último senso do Ministério da Saúde aponta que no Brasil 6,4 milhões de crianças, entre 3 e 12 anos, estão com sobrepeso e 3,1 milhão já estão com quadro de obesidade. A seguir, o docente lista alguns benefícios das atividades físicas para crianças e adolescentes:  

  

  • Combate a obesidade;  
  • Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora;  
  • Estimula a convivência em grupos;  
  • Ensina a respeitar regras;  
  • Melhora o desenvolvimento cognitivo;   
  • Ensina a lidar com frustrações: o ganhar e o perder;  
  • Diminui os riscos de depressão e outras doenças mentais;   
  • Ganho de força e melhora muscular;