Especialistas falam sobre os problemas mais recorrentes e a importância de um acompanhamento profissional para tratar das lesões

Com o início de mais um ano, as academias voltam a ficar lotadas com os entusiastas do projeto verão. O início de um novo ciclo faz com que muitas pessoas se empenhem em fazer exercício físico após um certo tempo paradas. E, claro, a estação mais quente do ano estimula ainda mais a busca por corpos “sarados”. Nessa corrida desenfreada pelo corpo perfeito, desconfortos musculares ou ortopédicos podem acontecer, os quais necessitam de cuidado profissional. 

As dores ortopédicas são todas aquelas causadas por lesões, inflamações e fraturas que acontecem nos ossos, músculos, ligamentos e articulações. O médico ortopedista Flávio Patto, do Instituto de Neurologia de Goiânia, conta que fazer exercícios ou algum esforço de forma inadequada é uma das principais causas de lesões ortopédicas. "Apesar do sobrepeso e o sedentarismo terem grande influência no aparecimento destas lesões, é necessário realizar exercícios físicos de forma consciente", afirma o especialista. 

De acordo com a Dra Núbia Teixeira, ortopedista do Hospital Anchieta de Brasília, as principais lesões ortopédicas são: tendinite, dor articular, distensões musculares, bursites e rupturas de ligamentos. De acordo com ela, estas avarias devem ser tratadas por médicos ortopedistas para evitar que novas lesões apareçam ou que as já existentes piorem. 

"Nas dores leves, sem história de trauma e sem outros sintomas associados, pode-se usar uma analgésico simples mais repouso. Porém, caso não melhore, é necessário procurar ajuda médica, pois há o risco de piora da lesão inicial tornando o tratamento mais difícil e menos eficaz", conta Núbia. "Além disso, o uso inadequado de medicações, principalmente anti-inflamatório que pode provocar gastrite, úlceras gástricas e alterações na função renal", completa ela. 

Patto, afirma que muitas vezes os pacientes se esquivam de realizar o tratamento adequado por falta de tempo para as consultas, ou sessões de fisioterapia. "Muitos pacientes tentam tratamentos alternativos em casa como alongamentos e exercícios que podem piorar o quadro. A visita a um médico ortopedista é muito importante, e tentar evitá-la pode trazer grandes consequências".