Os cuidados precisam ser redobrados ao expor a pele ao sol

Aproveitar o verão pode ser sim, prazerosa e com o máximo de segurança. Já que os raios solares podem ser bastante prejudiciais à saúde, principalmente à pele, quando esta é exposta por longos períodos. O Brasil, país tropical, tem longos períodos de sol ao longo do ano. Para aqueles que gostam de aproveitar o sol, seja para diversão, prática esportiva ou por necessidade para desempenhar suas funções de trabalho, é importante se atentar às orientações para prevenir queimaduras.

A médica dermatologista, Dra. Patrícia Castro, orienta as roupas disponíveis no mercado para proteger dos raios UVA e UVB. São camisetas, shorts, calças, chapéus e muito mais. Sabe-se que em horários de maior incidência de sol, recomenda-se usar o protetor solar até por baixo da roupa para aumentar a proteção, esse horário é das 11h às 16h.

Para aqueles que precisam se expor ao sol, seja por conta da atividade profissional ou pela prática esportiva, o uso das roupas protetoras, chapéus, bonés, luvas são fundamentais para o indivíduo. “Entre às 7h e 11h e após às 16h, as roupas que possuem proteção solar são suficientes para proteger a pele”, ressalta a  médica.

 

A dermatologista explica que deixar de lado a proteção solar pode causar danos à pele,  entre eles estão: queimaduras, manchas, envelhecimento da pele e desenvolvimento de lesões pré-câncer e o próprio câncer de pele.

 

Protetor Solar

A aplicação do protetor solar no dia a dia deve ser pela manhã e ao meio dia. Pessoas que estão praticando esportes ou na praia, devem reaplicar o filtro em todas as áreas expostas a cada 2 ou 3 horas. O fator de proteção deve ser igual ou maior que 30. Pessoas já com manchas ou com exposição mais intensa ao sol podem se beneficiar do uso de um fator maior, como o 60, 70 ou 80, já que esses fatores têm uma durabilidade maior na pele, embora o aumento na proteção não seja tão grande assim em relação ao fator 30.

Dra. Patrícia Castro – Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998-2003), Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Regional da Asa Norte -HRAN/SES (2004-2005), Residência Médica em Dermatologia no Hospital Universitário de Brasília -UnB (2007-2008), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

 

Serviço:

Viva Dermatologia

SHIS QI 15 Bloco O Sala S14A e S16A Ed. Victoria Medical Center – Lago Sul

Contato: (61) 3365-1065 / 9 9870-1065

www.vivadermatologia.com.br